Atualizado em: 25 novembro 2013

Riscos do Choque Térmico para Saúde: Mudanças Bruscas de Temperatura

Saiba que muitos médicos dizem que os riscos das alterações metabólicas do choque térmico no corpo dependendo dos danos pode causar até a morte
Você Sabia?
Que conclui-se que o choque térmico climático é um evento que provoca danos à camada de emboço.
6ab0e8ab24a66cd7e4100e80e07966185b614738

Choque térmico causa danos ao organismo

O choque térmico é o nome que damos quando colocamos nosso corpo em contato com mudanças bruscas de temperatura e ela acontece muito, hoje em dia, por causa dos aquecedores e ar condicionados. Saindo dos ambientes climatizados e entrando em contato com temperaturas cada vez mais quentes ou frias, sofremos muito o choque térmico.

Mas o aquecimento global traz outras instâncias de mudanças bruscas de temperaturas para nossas vidas: Aquelas que acontecem naturalmente quando as temperaturas caem bruscamente. Esses choques térmicos também podem nos causar problemas de saúde.

publicidade:

Riscos para a Saúde

Especialistas afirmam que muitas das infecções respiratórias existentes são facilitadas pelas mudanças bruscas de temperatura. Uma das primeiras partes do nosso corpo a sofrer com o choque térmico é o nariz, que tem seus cílios nasais, pequenos filtros de ar, prejudicados, com dificuldade de se movimentar. Isso dificulta a filtração do ar, o que abre caminho para muitos vírus e bactérias que normalmente não entrariam no organismo. Isso leva a gripes, pneumonias, sinusites, alergia e asma.

O nosso sistema cardiovascular também é prejudicado, aumentando riscos de infartos e AVCs ou acidente vascular cerebral. Isso porque o corpo aumenta a produção de substâncias de defesa quando começa a ser atacado pelo acúmulo de bactérias e vírus. Essas substâncias prejudicam o movimento do coração.

Como Evitar

A primeira coisa que devemos fazer é evitar passar por essas grandes mudanças. Na saída de um local quente para o frio e vice-versa, a mudança de temperatura deve ser gradual. Desligue o ar condicionado quando estiver perto do seu local de destino, ou antes de sair de casa. Abra uma porta ou janela e deixe o ar quente circular um pouco.

Nem sempre isso é possível, claro, mas é preciso diminuir o choque térmico o máximo que puder. Não exagere no ar condicionado, deixe-o em temperatura ambiente. Aqueça-se se for para um local público com alto ar condicionado para que seu corpo não esfrie tanto, não ingira comidas muito quentes com bebidas muito frias, etc.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook