Atualizado em: 6 dezembro 2012

Riscos à saúde causados pelo amianto

Para você que não sabe o que é o amianto ele é uma fibra mineral natural encontrada em abundância tanto no solo mas também na água, inclusive em rios, lagos e até mesmo na neve.
Você Sabia?
Que as pessoas que adoecem devido à exposição ao asbesto são geralmente aquelas expostas de forma regular, a maior parte das vezes no seu posto de trabalho em que contactam directamente com o material ou através de contacto ambiental substancial.

Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos,

Trata-se de um mineral que deriva da própria natureza. Geralmente vemos a presença do amianto nas industrias de construções civis em países em desenvolvimento, porém na maioria dos países industrializados seu uso é proibido devido aos riscos de saúde que a mesma proporciona.

O vemos nas construções porque o mesmo é bastante resistente ao calor e também ao fogo, fora que o material é bem mais em conta e muito resistente, o que permite ser utilizado de varias formas diferentes como na fabricação de pisos e tetos.

publicidade:

Fibras do Amianto podem causar a um ser Humano:

Câncer de pulmão: a doença mais comum para aquelas pessoas que ficam expostas.

Mesotelioma: é uma doença peculiar e que só acontecer em pessoas que possuem contato direto com o mineral. É um tipo de câncer no peito.

Asbestose: é uma doença que causa series problemas respiratórios, dentre o mais comum a falta de ar.

Cuidados

E ainda com todos os riscos, somos o quinto maior consumidor de amianto no mundo. Atualmente são 11 empresas que trabalham com o mesmo e empregam mais de 3,5 mil pessoas de forma direta. Esse mesmo movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões/ano. Deve-se usar luvas e máscaras de respiração para proteger-se. Outra medida eficaz é a implantação de ventiladores, aspiradores e água para minimizar sua propagação no ambiente.

Informações

Aqui no Brasil, por mais que hajam esforços para que tal substancia seja deixada de lado, ainda é amplamente produzido e também utilizado. Segundo pesquisas, o Brasil é o terceiro e maior produtor e exportador de amianto e tem países como México e Colômbia como exportadores principais.

Vídeo sobre o Amianto

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook