Atualizado em: 10 janeiro 2011

Reumatismo – Sintomas e Tratamento.

Muitas pessoas quando tem uma dor em alguma articulação ou membro, logo relaciona-a ao reumatismo, porém poucos sabem que o termo “reumatismo” é uma designação para várias doenças que acometem o sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos. São algumas doenças reumáticas: osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral. Essas soa só algumas mais corriqueiras, porém estima-se que existam cerca de 100 doenças reumáticas.

publicidade:

Os principais sintomas são básicos; dores nas articulações, ossos tendões e ligamentos, também podem ocorrer deformações ósseas dependendo da doença reumática. O tratamento é baseado na administração de drogas antiinflamatórias, analgésicas, injeções locais de corticosteróides e fisioterapia. Apesar de uma simples dor parecer pouco, o tratamento deve ser feito logo, pois tais doenças podem evoluir e dimuir a qualidade de vida do paciente.

Um tabu existente é que reumatismo é doença de velho, porém pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, tanto em adolescentes e crianças quanto até recém – nascidos.

Se você tem algum desses sintomas, procure seu médico o quanto antes, para que assim o diagnóstico seja correto e haja um bom planejamento do tratamento a ser feito.

Esse é mais um artigo com o objetivo de informar a você, caro leito. Espero que tenha gostado. Até mais!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook