Modificado em: 29 julho 2009

Remédios caseiros para tosse

remedios-para-gripe-1

O inverno é a estação propícia para a gripe e consequentemente para a tosse. Entretanto, há diversos motivos que podem provocar o reflexo da tosse. Irritação na mucosa, acumulo de secreção, presença de material estranho, todos são motivos para a tosse vir a tona. Além disso existem dois tipos de tosse: seca e produtiva. Na tosse produtiva existe um catarro que se movimenta para ser eliminado. Na tosse seca esse catarro parece não existir, mas somente com avaliação médica é possível saber se a tosse é realmente seca ou trata-se de algum tipo de desidratação, ou tratamento incorreto, quando ele não flui.

Apesar da prescrição médica para os cuidados desse caso serem fundamentais, é comum encontrarmos receitas caseiras de xaropes ou chás, que não deixam de ser eficazes. Plantas como Verbasco, Pinho, Eucalipto e Erva-doce tem ação expectorante, ou seja, de expelir o catarro. A Malva, por exemplo, é utilizada para tosse seca e dor na garganta. O Tomilho tem forte ação desinfetante, muito utilizado em chás e xaropes contra tosse.

Além desses, existem os mais famosos “remédios caseiros” como o mel com limão; chá de gengibre; xarope de guaco; xarope de bananeira e até mesmo tomar banho frio bem rápido com bastante água, com pressão ou jogando balde; etc.

Entretanto a prevenção sempre vale mais a pena. Vacinação anual contra a gripe e contra pneumococo (bactéria que costuma causa infecções repiratórias) é importante. Além disso, dependendo da causa da tosse, não fumar também ajuda a prevenir tumores no pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica e algumas outras doenças respiratórias também causadoras da tosse.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook