Atualizado em: 27 julho 2010


Remédio Caseiro contra Gripe

A gripe é uma infecção viral que ataca todo o corpo com uma vingança. O sofrimento começa de repente, com calafrios e febre, e se transforma em mais sintomas desagradáveis que vão deixá-lo fora da ativa: dor de garganta, tosse seca, nariz escorrendo ou entupido, dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos), dores musculares severas, fraqueza, dor nas costas e perda de apetite.

Algumas pessoas até experimentam dor e rigidez nas juntas.

Todos já devem ter sentido esses sintomas alguma vez. Hoje iremos dar dicas de remédios caseiros para combater a gripe, além de mostrar alguns ingredientes que também poderão ajudar, porém não esqueçam que se a gripe persistir nada melhor que consultar um médico!

  • Receita O1

Ingredientes:

2 colheres(sopa) açúcar mascavo

1 colher (chá) de canela em pó

1 copo de leite integral

Modo de preparo:

Leve ao fogo o açúcar com a canela e mexa até o açúcar caramelar. Acrescente o leite e deixe ferver até ficar com o aspecto endurecido, mexendo sempre.

Posologia:

Beba antes de se deitar e evite tomar friagem no dia seguinte.

Atenção: a canela é contra-indicada para gestantes e mulheres no período menstrual.

  • Receita O2

Ingredientes:

1 litro de água

6 colheres de mel

Suco de 5 limões

Modo de fazer:

Após ferver a água, coloque o mel e o suco de limão, depois mexa por alguns segundos. Deve ser tomada quente para que os efeitos sejam mais eficazes.

Abaixo vocês conferem ingredientes bons contra a gripe!

  • Mel

Uma tosse seca e persistente pode manter a casa inteira acordada durante a noite. Encontre a paz com mel.

Há muito tempo o mel vem sendo usado na tradicional medicina chinesa como paliativo da tosse.

É uma receita simples: misture 1 colher de sopa de mel de abelha em um copo de água quente. Mexa bem e beba. O mel atua como um expectorante natural, promovendo o fluxo do muco. Esprema um pouco de limão na mistura se você quiser cortar um pouco do doce.

  • Caldo

Um caldo leve ajuda a manter o corpo hidratado na gripe

Caldo ralo de carne, frango ou legumes vai ajudar a mantê-lo hidratado e a liquefazer quaisquer secreções mucosas.

Uma sopa é fácil de engolir, mesmo quando você está sem apetite, e ajuda a ingestão de nutrientes necessários.

  • Mostarda

A receita do emplastro de mostarda para gripe, peito cheio e bronquite vem dos tempos da Roma Antiga, que aprendeu bem cedo as propriedades de cura da mostarda.

A mostarda tem propriedades antimicrobiais e antiinflamatórias, muita das quais podem ser inaladas por vapor.

Faça um emplastro com 1 colher de sopa de mostarda seca e 2 a 4 colheres de sopa de farinha. Misture tudo com um ovo (opcional) e água quente para formar a pasta.

Depois, pegue dois lenços de pano limpos ou dois quadrados grandes de gaze (grandes o bastante para cobrir a parte superior do peito) e faça um sanduíche com a pasta de mostarda como recheio.

Aplique azeite de oliva na pele do peito do gripado e coloque o emplastro de mostarda sobre. Deixe agir por alguns minutos, não se esquecendo de olhar sempre.

Quando remover o emplastro, retire qualquer vestígio de mostarda da pele, para evitar que a mostarda queime.

  • Chá

Uma xícara de chá quente é outra maneira de manter-se hidratado, o que é essencial quando se tem gripe. Apenas certifique-se de que seja descafeinado (chá mate e chá preto, por exemplo, têm cafeína).

  • Suco

De qualquer sabor ou tipo. Apenas beba muito suco para manter-se hidratado e ter algumas vitaminas extras durante o período da gripe.

  • Limão

O adorável limão pode provocar uma cara franzida quando comido puro, mas em uma bebida quente, limões o farão sorrir.

Limonada quente tem sido usada como remédio para a gripe desde a Roma Antiga. Sendo altamente ácido, o limão ajuda a tornar as membranas mucosas desagradáveis para bactérias e vírus.

Óleo de limão, que concede ao suco sua fragrância, é como uma droga maravilhosa contendo elementos antibacterianos, antivirais, antifúngicos e antiinflamatórios. O óleo também atua como um expectorante.

Para fazer esse suco de fruta antigripe, coloque um limão inteiro picado em um copo de água fervendo.

Enquanto o limão fica em infusão por cinco minutos, inale o vapor. Coe, adicione mel e aproveite. Beba limonada quente três a quatro vezes por dia durante a gripe.

  • Pimenta

Pimenta é um irritante, mas essa característica chata é um plus para quem sofre de tosse com muco grosso.

A propriedade irritante da pimenta estimula a circulação e o fluxo do muco. Coloque uma colher de sopa de pimenta preta em um copo e adoce com uma colher de açúcar. Encha o copo com água fervendo, deixe descansar por 10 a 15 minutos, mexa e beba.

  • Tomilho

É hora de experimentar tomilho quando as membranas mucosas estão inflamadas, a cabeça dói e o corpo está quente de febre.

De fragrância agradabilíssima, o tomilho deleita os sentidos (se você puder sentir o cheiro quando doente) e atua como um poderoso expectorante e antis-séptico, graças ao timol, o óleo que o constitui.

Coloque um ramo de tomilho nas mãos em concha e respire o vapor. O timol começa a atuar através do trato respiratório superior, soltando o muco e inibindo o alojamento da bactéria.

Faça um chá de tomilho adicionando uma colher de sopa de tomilho seco a um copo de água fervendo. Deixe descansar por cinco minutos enquanto respira o vapor. Coe o chá, adoce com mel e beba devagar.

Da próxima vez que você for nocauteado pelo vírus da gripe, tente alguma dessas soluções caseiras.

Você pode surpreender seus amigos e colegas de trabalho com uma recuperação mais rápida!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook