Atualizado em: 9 fevereiro 2011

Raios UVA e UVB

A Radiação Ultravioleta (UV) é os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, existe a classificação entre UVA, UVB e UVC.

publicidade:

UVA é também chamada de luz negra. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. de acordo com o site Velhosamigos,  os raios UVA atingem a pele quase da mesma forma durante o inverno e o verão. Sua intensidade aumenta um pouco entre às dez da manhã e às quatro da tarde. Os raios UVA também estão presentes, em doses mais altas do que as de um dia de sol, nas câmaras de bronzeamento artificial. Penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento (causado pelo sol). Expor a pele sem proteção predispõe ao câncer.

UVB é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. A incidência desses raios na atmosfera aumenta durante o verão. São eles que causam as queimaduras solares e alterações celulares que deixam o organismo suscetível ao câncer de pele.

Já os raios UVC são totalmente absorvidos pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook