Atualizado em: 29 julho 2009

Quiropraxia – o que é?

Quiropraxia

Nada incomoda mais do que sentir dor, principalmente se ela atrapalha os movimentos naturais do nosso corpo, como dor de cabeça, nas articulações, dores musculares, na coluna ou qualquer outro problema. Mas, para as pessoas que sofrem com esses tipos de dores, existe uma técnica ainda não muito conhecida, mas eficaz, a Quiropraxia. Essa técnica foi desenvolvida por Daniel D. Palmer, em 1895, nos Estados Unidos, o intuito era tratar as pessoas a partir de manobras manuais.

publicidade:

Na Quiropraxia o tratamento dos pacientes consiste de três fases integradas: a terapia manual e métodos físicos; exercícios para reabilitação; e orientação. Na terapia manual são desenvolvidas técnicas que auxiliam na restauração dos movimentos livres e sem dor. O objetivo é estabilizar e fortalecer áreas afetadas, bem como alongamentos que contribuem para diminuir a tensão muscular.

Esta é uma técnica séria, onde os profissionais que a exercem precisam ter uma formação universitária de cinco anos. Em alguns países como Estados Unidos e Canadá, a Quiropraxia faz parte dos sistemas nacionais de saúde. No Brasil ela ainda é recente, apenas a partir de 1998 foi iniciada a primeira etapa para o curso de graduação, na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook