Atualizado em: 7 julho 2011

Tratamento para Queloide

Detalhes sobre essa lesão que afeta muitas gente na hora da cicatrização de alguma ferida ou de algum ponto feito por cirurgia. Saiba porque acontece e como tratar.

Cirurgias muitas vezes são extremamente necessárias na nossa vida. Alguns optam por realiza-la por estética, outros necessitam realiza-las por questão de saúde, entre outros motivos. Uma dos passos que fazem parte de uma cirurgia bem sucedida é até o final, até a parte de cicatrização. A cicatrização faz parte do nosso sistema e é algo automático. Quando nos machucamos ou fazemos uma cirurgia como citado acima, após um período a cicatrização começa a agir, com a organização e recrutamento de substancias como o colágeno, a cicatrização acontece, tentando deixar nossa pele como era antes. Quando a cicatrização não dá certo e não acontece do modo tradicional, é o que chamamos de queloide, saiba mais.

O que é?

Queloide nada mais é do que uma lesão que é formada pelo tecido de cicatrização, tecido fibroso. O queloide predispõe mais em certas pessoas e é mais comum em pessoas da pele negra e nos mestiços.

publicidade:

Como se manifesta?

A aparência do queloide é com uma superfície lisa com consistência mais endurecida, tendo no início uma cor meio rosa ou avermelhada, e com o tempo vai se modificando e ficando com a cor semelhante a pele. Muitas vezes o queloide aumenta de tamanho dependendo da pessoa. Muitas pessoas não tem problema nenhum com a cicatrização, mas algumas desenvolvem queloide facilmente.

O queloide é muito comum em jovens que fazem piercings. Esses jovens não possuem boa cicatrização e caso não haja higiene pessoal adequada, o queloide também poderá se agravar, depende de cada caso.

Tratamento

O queloide tem um tratamento bem complexo e complicado, que muitas vezes, por mais que o queloide desapareça após um tempo ele retorna. Também pode haver a retirada do queloide, mas após essa cirurgia, é preciso que seja acompanhada de outros tratamentos como infiltração de corticosteroides, radioterapia, entre outros.

Quem possui tendência a ter queloide deve procurar um médico e se informar sobre como deve proceder quando precisar realizar alguma cirurgia, pois será preciso ter maiores cuidados no pós-operatório.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook