Atualizado em: 21 setembro 2011

Proteínas: Importância e a relação na perda de peso

A grande ingestão de proteínas no café da manhã e no lanche pode acelerar no processo de perda de peso, queimando as gorduras mais rapidamente. Saiba quais alimentos contém proteínas e qual o melhor efeito para perder peso.

Dieta da lua, dieta da melancia, dieta da água, inúmeras dietas são conhecidas por grande parte da população que vive boa parte da vida lutando contra a balança. Algumas pessoas que estão acima do peso não sabem mais qual medida tomar para perder aqueles quilinhos indesejáveis.

Muitas pessoas que desejam perder peso acabam cortando certas substâncias da sua vida, mas não imaginam que elas possam auxiliar na perda de peso, é o caso das proteínas. Por ter em média o mesmo valor calórico que os carboidratos, as proteínas não são tão bem vistas em relação ao emagrecimento.

publicidade:

A importância das proteínas na dieta

Poucos sabem, mas as proteínas realizam a manutenção da massa magra do corpo, ou seja, realizam a manutenção da gordura do nosso corpo. De acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal, uma grande ingestão de alimentos proteicos no café da manhã e no lanche da tarde pode acelerar no processo de perda de peso, através da alta queima de gordura realizada nesses momentos.

Muitas dietas ricas em proteínas já foram questionadas devido a alta ingestão de alimentos gordurosos, mas é necessário manter um balanço entre os alimentos. É preciso ingerir alimentos ricos em proteínas, mas não se deve exagerar para não haver graves consequências depois.

[share]Algumas dietas ricas em proteínas deixam fora o bom e velho conjunto de arroz e feijão, mas a dieta brasileira recomenda uma dieta proteica com uma porção de feijão, uma porção de carne ou ovos e três porções de leite ou derivados. Claro que não devem ser comidos todos juntos, é preciso ir “espalhando” e mantendo uma boa dieta rica em proteína. Você pode começar colocando um ovo na salada, acrescentando soja ao seu cardápio, comendo carne, mas nada de carne gorda e acrescentando também alimentos leguminosos como feijão e lentilha.

Veja outras maneiras de perder peso

Proteína + Academia

É importante ressaltar que de nada vale realizar uma dieta a base de proteínas e ficar parado o dia todo, isso só vai fazer com que seu corpo absorva toda a proteína ingerida e não tenha formas de queima-la de alguma maneira.

O exercício físico é um ótimo aliado da dieta a base de proteína, pois além de perder peso você ganha massa muscular e tonifica músculos com maior facilidade. Por isso que em muitas academias, grande parte dos atletas associam a malhação a ingestão de suplementos de proteína. Portanto, a proteína consumida de forma isolada não fará o mesmo efeito.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook