Atualizado em: 23 julho 2011

Prostata de Volume Aumentado

Entenda o que é a próstata e sua função. Saiba quais são as razões para uma próstata aumentar seu tamanho, quais os sintomas que indicam o aumento e como tratar.

Alguns órgãos do nosso corpo são extremamente suscetíveis a ter inflamações e infecções. Outras doenças são mais comuns do que imaginamos, como o câncer por exemplo. Nas mulheres, o câncer é mais comum nas regiões das mamas, no ovário e no útero. Já nos homens, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge a população masculina. Fora essa razão, também existem outras que justifiquem o aumento significativo da próstata. Saiba mais.

A próstata e sua função

Nada mais é do que um órgão exclusivo dos homens que está localizada abaixo da bexiga, bem a frente do reto. Normalmente, a próstata tem um tamanho aproximado de uma ameixa e pesa cerca de 20 gramas. A próstata envolve a uretra e também tem a função de conduzir para fora a urina que se acumula na bexiga.

publicidade:

Ela é uma glândula que produz um líquido que é expelido juntamente com o sêmen (esperma). Esse líquido auxilia no transporte dos espermatozoides, que são produzidos nos testículos. O hormônio diidrotestosterona é transformado também nos testículos e é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula.

O crescimento da próstata

A próstata normalmente cresce um pouco até a puberdade, pois é o período em que ela começa a sofrer influencias dos hormônios masculinos. A próstata alcança cerca de 20g até os 20 anos de idade e a partir dos 31 anos, a próstata passa a crescer 0,4g por ano.

O crescimento normal da próstata está relacionado ao avanço da idade, mas outras razões podem justificar o aumento dela, como em casos de câncer prostático ou da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Quando há HPB, o crescimento se torna acelerado e a próstata pode chegar a volumes de 60g a 100g, necessitando de intervenção cirúrgica na maioria dos casos. O crescimento exagerado da próstata pode afetar o diâmetro da uretra e isso irá dificultar na passagem de urina, dificultando no funcionamento da bexiga. Isso pode causar alterações muito severas nos rins.

Sintomas associados ao aumento da próstata

O aumento da próstata pode ocorrer por:

  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB);
  • Câncer de Próstata;
  • Prostatite.

Os sintomas que normalmente aparecem com o crescimento da próstata são:

  • jato urinário cada vez mais fraco;
  • dificuldade ou demora para iniciar a micção;
  • necessidade frequente de urinar;
  • acordar à noite para urinar;
  • interrupção involuntária do jato urinário;
  • presença de sangue na urina;
  • dor ou sensação de queimação durante a micção;
  • urgência (sensação de que não pode segurar a urina);
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Tratamento

É importante que haja prevenção sempre, pois a prevenção é a chave para a cura total de alguma enfermidade. Por isso, frente a alguns desses sintomas, procure rapidamente o médico. É importante também que homens a partir dos 40 anos procurem um urologista para que seja feita uma avaliação clínica da próstata, para evitar qualquer problema ou tratar em quanto é tempo.

O tratamento é feito através de intervenção cirúrgica, com a realização da biopsia para verificar se o tumor é benigno ou maligno. Caso o tumor seja maligno, outros tipos de tratamento estrarão em ação, como a quimioterapia e a radioterapia. Por isso, prevenir é ainda o melhor remédio. Cuide da sua saúde e utilize até de medicações naturais como o Suco de Romã por exemplo, medicamento natural que ajuda na prevenção contra o câncer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook