Atualizado em: 16 maio 2013

Problemas Nervosos: Esgotamento

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia.
Você Sabia?
Que o colapso nervoso é um termo não-médico usado para descrever um súbito e agudo ataque de uma doença mental, como depressão ou ansiedade
N1e

Ansiedade uma grande mobilizadora do Sistema Nervoso

A condição chamada de esgotamento nervoso é um termo utilizado pelas pessoas para caracterizar uma série de doenças mentais e psicológicas. Estas que geralmente descrevem uma experiência de estourar sob uma pressão considerada acentuada, além de colapso mental ou até mesmo exaustão mental e também física.

Não é considerado um termo clínico. E não existe uma definição psiquiátrica para este tipo de problema. Aqui no Brasil este tipo de observação conclui que o esgotamento físico é comum nos participantes da vida moderna.

publicidade:

Sintomas

Os primeiros sintomas, deste problema que futuramente será um caso de saúde pública. Os primeiros sintomas se apresentam da seguinte forma, deverão surgir queixas vagas como tonturas, faltas de ar, dores de cabeça, no abdômen, costas, pernas e ainda sintomas que poderão caracterizar o esgotamento como por exemplo a depressão e o estresse.

É feito um diagnóstico nestes casos, e o que mais se parece com o que chamamos de esgotamento é a depressão. É possível se encontrar uma série fatores tanto genéticos como também biológicos, na maioria das vezes são ligados a circunstâncias sociais e também ambientais. A perda de interesse ou prazer de fazer qualquer tipo de atividades, bem como um extremo cansaço sem a realização de esforços físicos caracterizam este tipo de problema.

A total falta de motivação ou energia, juntamente com elementos de culpa ou mesmo falta de esperança. É causado muitas vezes por uma série de situações tensas como por exemplo as dificuldades nos relacionamentos, nos problemas de saúde, e também nas consequências dos acidentes ou morte de pessoas amadas.

As doenças consideradas mentais mais conhecidas como esgotamento nervoso podem ser chamadas de ataques de pânico, esquizofrenia, síndrome de estresse ou ainda transtornos agudos de estresse.

As situações que mais desencadeiam este tipo de problema é um casamento infeliz, uma vida com extrema pobreza, chefes rudes, e ainda a tentativa de seguir uma rotina diária que acontece além das capacidades da pessoa. Para se ter uma idéia mis de 90% dos brasileiros possuem situações de estresse, depressão e ansiedade todos estes fatores interligados.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook