
Os anticoncepcionais com drospirenona podem causar trombose e levar a paciente a um AVC. (Foto: Divulgação)
Em alguns países, a bula dos anticoncepcionais com drospirenona da Bayer foram alteradas. Isso por que, segundo pesquisas realizadas em laboratórios, a substância pode aumentar o risco de trombose e levar também às mulheres que os utilizam a terem um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
No caso do Brasil, os medicamentos anticoncepcionais que possuem o hormônio são: o Yaz e o Yasmim. Por não ter apresentado nenhuma problema com as brasileiras, esses medicamentos não tiveram alteração.
Os países que tiveram a bula alterada
- Estados Unidos
- Canadá
- Austrália
- Alguns países europeus
O uso do drospirenona no Brasil
Até agora, os anticoncepcionais com drospirenona não apresentaram alteração na bula aqui no Brasil e tudo indica que isso não acontecerá, a menos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exija.
Logo depois dos boatos sobre aos perigos que o hormônio apresenta foram divulgados, a própria agência ordenou que os médicos verificassem e notificassem o órgão responsável caso houvesse alguma incidência de coágulos sanguíneos nas pacientes que utilizam o medicamento.
A Bayer se responsabiliza por tudo que diz respeito à esses anticoncepcionais, mas afirma através de seu porta voz que os remédios são seguros e eficazes.