Atualizado em: 17 abril 2012

Problemas com anticoncepcional com drospirenona da Bayer

O hormônio drospirenona, substância presente em alguns anticoncepcionais, pode causar trombose e resultar em um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Você Sabia?
De acordo com informações recebidas através do vice-presidente do departamento de Doenças Cerebrovasculares da Associação Brasileira de Neurologia, Rubens Gagliardi em entrevista concedida ao IG, "todo anticoncepcional tem risco de facilitar a trombose".
Anticoncepcional

Os anticoncepcionais com drospirenona podem causar trombose e levar a paciente a um AVC. (Foto: Divulgação)

Em alguns países, a bula dos anticoncepcionais com drospirenona da Bayer foram alteradas. Isso por que, segundo pesquisas realizadas em laboratórios, a substância pode aumentar o risco de trombose e levar também às mulheres que os utilizam a terem um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No caso do Brasil, os medicamentos anticoncepcionais que possuem o hormônio são: o Yaz e o Yasmim. Por não ter apresentado nenhuma problema com as brasileiras, esses medicamentos não tiveram alteração.

publicidade:

Os países que tiveram a bula alterada

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Austrália
  • Alguns países europeus

O uso do drospirenona no Brasil

Até agora, os anticoncepcionais com drospirenona não apresentaram alteração na bula aqui no Brasil e tudo indica que isso não acontecerá, a menos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exija.

Logo depois dos boatos sobre aos perigos que o hormônio apresenta foram divulgados, a própria agência ordenou que os médicos verificassem e notificassem o órgão responsável caso houvesse alguma incidência de coágulos sanguíneos nas pacientes que utilizam o medicamento.

A Bayer se responsabiliza por tudo que diz respeito à esses anticoncepcionais, mas afirma através de seu porta voz que os remédios são seguros e eficazes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook