Atualizado em: 19 junho 2013

Problemas causados por alergias: Reações alérgicas

Uma alergia alimentar é uma reacção alérgica a um alimento em particular, um efeito indesejável causado pela ingestão de um determinado alimento.
Você Sabia?
Que a alergia da australiana surgiu após um tratamento com penicelina por causa de uma amigdalite.
aler

Os problemas causados pela alergia vão mais além de tosses e irritações

Todas as reações alérgicas, que também são chamadas de reações de hipersensibilidade nada mais são do que reações dos sistemas imune onde o tecido que é normal do corpo reage a diversos problemas. Os diversos mecanismos do organismo defendem o corpo através de uma reação de hipersensibilidade e poderá lesar a vítima.

De forma automática, quando acontece qualquer tipo de problema os anticorpos participam tanto em reações alérgicas como também em reações de transfusão de sangue, já na doença auto imune podem também atacar e na rejeição de órgãos transplantados.

publicidade:

Sobre a Alergias

A reação alérgica acontece quando os anticorpos da classe das imunoglobinas E se ligam a células especiais. Quando existe um choque ligando diversas destas células acontece o efeito chamado antígeno e alergenos, que poderá ser qualquer coisa, uma partícula de pó, o pólem de plantas, um medicamento, alimentos, tudo isso deverá atuar como um antígeno estimulando assim uma resposta imune do organismo.

Em outros extremos acontecem reações letais quando envolvem uma dificuldade de respiração subida, bem como disfunções cardíacas ou mesmo uma hipotensão arterial que seja grave, levando assim o paciente ao chamado choque anafilático. Que acontece em pessoas muito sensíveis que podem ter ingerido certos alimentos ou utilizado medicamentos bem como ter recebido uma picada de abelha.

Como é Feito o Diagnóstico

Cada reação alérgica é desencadeada por alergenos específicos, e o principal objetivo é a grande identificação. Este alergano poderá ser uma planta ou um produto, ou até mesmo uma substância. Podendo causar reações quando ele entrar em contato com a pele ou os olhos, sendo inalado, ingerido ou mesmo injetado.

O alergeno poderá ser identificado através de investigações minuciosas que são realizadastanto por médicos como também por pacientes.Alguns exames poderão determinar este tipo de problema, e uma amostra do sangue poderá revelar a presença de um tipo de leucócito que aumenta consideravelmente a quantidade de eosinófilos durante as reações alérgicas.

Vídeo sobre Alergias

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook