Atualizado em: 11 abril 2013

Principais doenças causadas pelo fumo (cigarro)

Conheça as principais doenças que são geradas pelo uso do cigarro, sendo um fumante passivo ou ativo, e como este consumo pode trazer riscos a você!
Você Sabia?
Que o Cigarro é um grande responsavel pela morte das pessoas através do cancêr, sendo 90% das mortes somente pelo cancêr no pulmão.
doenças causadas pelo cigarro 03

As Principais doenças causadas pelo fumo são mortais. (Reprodução)

Responsável por milhares de mortes anualmente em todo o mundo, o cigarro afeta fumadores ativos e passivos através das substâncias tóxicas que liberta.

Um dos veículos de transmissão mais relevantes é o fumo, que causa múltiplos problemas de saúde em vários órgãos do corpo humano. Uma das mais conhecidas e temidas doenças é o câncer, passível de afetar a boca, laringe, estômago e pulmões (cuja aparência enegrecida denuncia o contato do organismo humano com o fumo, quer ativa, quer passivamente).

publicidade:

Doenças Pulmonares

Este último órgão pode também ser alvo de enfisema, popularmente conhecida como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que se caracteriza pela destruição gradual do tecido pulmonar e, conseqüentemente, pela distensão do mesmo, causando falta de ar e dificuldades respiratórias sérias.

No âmbito das doenças afetas ao sistema respiratório, o fumo do cigarro prejudica potencia também a bronquite e agrava os quadros de asma, especialmente em crianças e adolescentes. Esta camada mais jovem da população é muito prejudicada pelo fumo, que contribui igualmente para a redução da capacidade de memorização e aprendizagem, sendo este um fator crucial que pode tornar-se um obstáculo grave no seu desenvolvimento saudável em termos pessoais e educacionais.

Outras Doenças

No que respeita ao aparelho digestivo, este pode ser afetado pelo surgimento de úlceras, que se caracterizam por serem lesões que expõem os tecidos do estômago e podem comprometer o seu regular funcionamento. Já no plano ocular, o fumo (que possui substâncias causadoras de irritação) pode provocar cataratas, doença que potencia o embaçamento visual total ou parcial que, ocorrendo de forma progressiva, pode culminar em cegueira em casos extremos. Por outro lado, dentre as enfermidades deste efeito do cigarro, nomeiam-se também o infarto do miocárdio, o aneurisma arterial e a trombose vascular sendo que esta última afeta particularmente os membros inferiores e pode revelar-se incapacitante, resultando em perda parcial ou total da mobilidade do indivíduo.

Finalmente, também o desempenho sexual são afetadas pelos efeitos do fumo do cigarro, uma vez que este causa impotência sexual; assim, homens e mulheres podem revelar dificuldades de lubrificação e de obtenção de prazer através da relação sexual, sendo que este impedimento tem impactos ao nível físico e psicológico e pode ter repercussões no plano individual e relacional.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook