Atualizado em: 5 junho 2013

Principais causas do Olho de Peixe nos pés

Para você que não sabe o Olho de Peixe também conhecido como HPV, cuja principal forma de transmissão é por via sexual
Você Sabia?
Que Olho de Peixe é um programa de TV semanal produzido para o WOOHOO, primeiro canal de esportes de ação da América Latina.
olho

Olho de peixe é uma doença de pele parecida com um calo

O Olho de Peixe, é na verdade uma verruga plantar que aparece nos pés, sola dos pés para ser mais específico, e que tem uma textura espessa e elevada, apresentando uma textura espessa e elevada da superfície da sola dos pés, que vem acompanhada de um ou mais pontos negros no centro, o que lembra um olho, daí o nome “Olho de Peixe”.

Causa

O Olho de Peixe é causado por um vírus chamado de papiloma, também conhecido como HPV, cuja principal forma de transmissão é por via sexual. Sendo que o papiloma ou HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo todo.

publicidade:

O vírus Papiloma ou HPV age nas células da pele causando o Olho de Peixe, que é extremamente doloroso, até porque todo o peso do corpo é suportado pelos pés, então a pessoa com o Olho de Peixe sofre a pressão do seu próprio peso que faz doer a lesão.

Tratamento

Proteger a pele ao redor do Olho de Peixe com vaselina (geralmente pastosa), para que seja feita a raspagem das áreas atingidas e em seguida aplicar uma pequena quantidade de ácido.

Após aproximadamente 4 minutos, deve ser lavado com soro fisiológico e coberto com um curativo simples. Esse processo pode ser repetido uma ou duas vezes por semana. Em casa, o paciente também pode aplicar soluções coloidais de salicilatos, para ajudar na cicatrização. Em  cerca de 3 meses, a maioria das pessoas já não tem mais a doença.

Informação

A transmissão do Olho de Peixe de uma pessoa para outra se dá através de contato físico ou da raspagem do local do Olho de Peixe, o que propagaria o vírus pelo ambiente.

Sendo que a  maior taxa de propagação da doença acontece em adultos jovens e adolescentes, especialmente entre aqueles que frequentam programas comunitários como piscinas públicas, quartéis e escolas.

Vídeo sobre o Olho de Peixe

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook