Atualizado em: 30 abril 2013

Dicas de Primeiros Socorros - Queimaduras, Choques Elétricos, Crises de Convulsão e Engasgos

Você Sabia?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU é um dos modos para auxiliar ainda mais os Primeiros Socorros. Ele foi criado em 1986, na França!
Primeiros Socorros 01

Essencial, os Primeiros Socorros podem salvar vidas! (Reprodução)

Estar sempre preparado para o que pode acontecer é essencial! Melhor ainda quando é pra ajudar alguém, ou conseguir administrar coisas em momentos extremamente de risco.

Pensando nisso, separamos algumas dicas em relação aos Primeiros Socorros, onde você pode salvar uma vida e conseguir mudar a história das pessoas. Socorrer alguém é coisa seria, por isso todo o preparo e cuidado é valido para que você consiga realizar um atendimento de qualidade! Separamos alguns tópicos e você será auxiliado.

publicidade:

Cortes e Sangramentos

A regra prioritária para qualquer perda de sangue é o estancamento. A pessoa precisa parar de perder sangue antes de partir para qualquer outro tipo de tratamento.

Caso seja um corte pequeno, o ideal é apenas lavar o local com bastante água e sabão neutro para desinfetar e depois cobrir até que pare de sangrar. Se a pessoa tenha álcool por perto também ajuda a matas os germes e as bactérias que podem querer entrar. Caso for um ferimento maior, tampe com um pedaço de pano até ajuda profissional chegar.

Queimaduras e Choques

Em caso de queimaduras a água sempre será nossa melhor amiga. O negócio é conseguir uma fonte abundante de água para o local que foi queimado. Nada de utilizar qualquer invenção caseira que não funciona, como pasta de dente, maionese, etc.

Por mais que você queira muito ajudar, neste caso é muito importante que a pessoa mantenha a calma. E necessário saber se a carga elétrica já foi cortada antes de se aproximar do local. Apenas depois de desligada é que a vítima poderá ser retirada. Caso tenha luvas ou materiais de borracha por perto, utilize eles porque são excelentes isolantes.

Convulsão e Engasgos

Caso a pessoa esteja perto de alguém que tenha uma crise de convulsão, o primeiro passo é conseguir dentar ela no chão, até mesmo para ela não se machucar, porque vai perder o equilíbrio. Tente manter as vias aéreas da pessoa livres para que ela consiga respirar, ao mesmo tempo que tente imobilizar o pescoço e os membros superiores e inferiores.

Se a pessoa se engasgue, o movimento correto não deve ser feito apenas com tapa nas costas. A pessoa deve ser colocada em pé e uma segunda pessoa deve abraçar ela por tras e pressionar com força na linha acima do umbigo. Force a saída do ar pela boca para que a pessoa consiga se livrar do objeto que está causando isso.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook