Atualizado em: 7 julho 2011

Primeiros Socorros no Esporte

Muitos atletas acabam sofrendo e até mesmo indo a óbito por falta de preparo físico ou até mesmo de preparação de uma equipe por perto. Saiba de tudo que é preciso.

Existem diversas maneiras de manter seu corpo firme e saudável. Ter uma boa alimentação é imprescindível, ainda mais agora no inverno, que estamos sujeitos ao contágio de diversas doenças temporais. Além de uma boa alimentação, se exercitar é extremamente importante. Mas, para começar a se exercitar é preciso preparar o corpo, pois um exercício de alta intensidade praticada de forma errada ou sem aquecimento, poderá até levar a morte súbita.

Praticando esporte

Sabemos que praticar esportes não é simplesmente acordar um dia e resolver ser um atleta. Praticar esportes necessita de um preparo antes, para conseguir aguentar toda a intensidade que um esforço físico intenso proporciona. Muitas pessoas não possuem um físico adequado e nem um organismo preparado para a realização de alguns exercícios e acabam sofrendo lesões e contusões sérias. Outros acabam passando mal, tendo o conhecido mal súbito, que leva muitos atletas a morte, principalmente os jogadores de futebol. Isso acontece na maioria das vezes com jogadores de futebol, pois é um esporte que exige muito preparo físico de alguém. Em um jogo é necessário ter um ótimo condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório, para aguentar correr muito, fazer passes, sem perder o fôlego. Outro motivo para ser um dos esportes que mais causa mortes, é porque os atletas além de fazer um extremo esforço, ainda podem se chocar entre eles ou cair batendo a cabeça, coisa que acontece bastante.

publicidade:

Mesmo que não haja paramédicos no local, é preciso ter alguém que saiba os primeiros socorros, para que em qualquer caso de emergencia, possa agir e ajudar alguém que passe mal por causa da prática esportiva.

Primeiros Socorros

É importante saber como socorrer um atleta ao vê-lo passando mal. Muitos atletas passam dos limites ou acabam se esforçando demais e isso acaba prejudicando-o no momento do esporte.

Primeiramente, para iniciar um jogo seja de qualquer esporte, é obrigatório ter uma ambulância de prontidão para caso aconteça algo com os atletas. Além disso, existem os instrumentos básicos para socorrer uma contusão muscular, por exemplo, que é o gelo e o spray, que servem para aliviar a dor de modo imediato. Em jogos de futebol, é obrigatório ter um desfibrilador ao lado do campo, para no caso de mal súbito de jogadores, pois já aconteceu muito e por falta do desfibrilador, alguns jogadores vieram a óbito.

É preciso também que tenha paramédicos por perto que saibam tudo de primeiros socorros, para que possam ser realizadas massagens de reanimação em casos de paradas cardiorrespiratórias. Além de todas essas precauções, um bom aquecimento e alongamento antes da prática de qualquer exercício é fundamental.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook