Atualizado em: 29 junho 2011

Como Prevenir a Caxumba

Saiba como se manifesta uma das doenças mais comuns na infância, a caxumba. Conheça seus sinais e sintomas e saiba como é realizado o seu tratamento e prevenção.

Na nossa infância, estamos propensos a adquirir algumas doenças mais comuns nesse período, devido o grande contato com outras crianças infectadas, facilitando assim na transmissão e disseminação da doença. Dentre a catapora, adenoide, a gripe e o sarampo, outra doença que é bastante comum na infância é a caxumba. Muitas crianças adquirem caxumba com facilidade e passam para outras com facilidade também. Saiba mais sobre essa doença tão comum, mas pouco falada a fundo.

publicidade:

O que é?

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus, que pertence a família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus. É uma doença responsável por causar infecção e possui grande capacidade de transmissão, sendo transmitida por contato direto, gotículas aéreas despejadas durante a fala, tosse ou espirro e também pelo manuseio de objetos que contenham o vírus. Na mulher grávida, o vírus também pode passar de mãe para feto, levando assim a abortos espontâneos.

Sintomas

Também chamada de papeira, a caxumba fica incubada por duas ou três semanas, após isso começa a manifestar seus primeiros sintomas que são: febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, fraqueza e dores também ao mastigar e ao engolir. O que mais caracteriza a caxumba é o aumento das glândulas salivares próximas ao ouvido, de uma só ou das duas, fazendo assim com que o rosto fique inchado na sua parte inferior, por isso o nome de papeira. Em casos graves, a caxumba pode levar a meningite, surdez, podendo levar a morte, e quando manifestada na puberdade pode causar inflamação dos testículos, nos meninos, ou dos ovários, no caso das meninas.

Tratamento

Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, a prevenção é imprescindível. Toda criança deve ser vacinada contra a caxumba até o 15° mês de vida, evitando assim a infecção pelo vírus causador da doença. Uma vez infectada, não se deve ir a lugares públicos para que a doença não seja transmitida. É preciso também desinfetar os objetos que foram contaminados. O tratamento é basicamente medicamentoso, com remédios que controlem a infecção, como antibióticos e antitérmicos no caso de febre.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook