Atualizado em: 14 junho 2013

Por que as Grávidas devem tomar ácido fólico

O ácido fólico é indicado por muitos médicos para as mulheres que pretendem engravidar em breve para evitar diversas doenças no futuro bebe.
Você Sabia?
Que o ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M.
gravida-suco-de-laranja

O Ácido Fólico é uma vitamina do complexo B.

As mulheres grávidas e até as que planejam engravidar devem tomar o ácido fólico por diversos motivos como veremos a seguir.

Primeiramente o ácido fólico previne as doenças do tubo neural no bebe, como a espinha bifídica (quando a medula espinhal não se fecha por completo) e a anencefalia ( feto sem o cérebro). E como essas anomalias se desenvolvem logo no início da gravidez, o quanto antes a mulher tomar o ácido fólico maior a probabilidade dele prevenir esse males.

publicidade:

Já as mulheres que começam a tomar  o ácido fólico pelos menos um mês antes de engravidar diminuem a incidência dessas doenças de 50 à 70%.

Outro motivo para a mulher grávida tomar o ácido fólico é que ele diminui os riscos do bebe ter o lábio leporino e até problemas cardíacos. Além do fato de que o ácido fólico é responsável para o rápido crescimento celular da placenta e do
bebê.

Informações

Segundo alguns estudos clínicos a ingestão do ácido fólico é responsável por reduzir o risco das gestantes desenvolverem a pré-eclampsia (pressão alta) que Poe em risco a vida da gestante e do bebe.

O ácido fólico é distribuído nas farmácias dos postos de saúde e vendido a preços bem acessíveis nas farmácias, mas antes de começar a tomar o remédio a mulher deve conversar com seu médico para ver a dosagem diária necessária,  evitando a automedicação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook