Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Saiba quais os prejuízos causados pela poluição

A poluição ambiental causa grandes danos à saúde, devido a inalação de diversas substâncias nocivas. Asma e bronquite são agravadas pela poluição, e a inalação a longo prazo pode causar infarto, juntamente com outros fatores de risco. Saiba mais.
Você Sabia?
O excesso de poluição pode levar até a morte, como no caso de pessoas que infartam. O infarto é gerado pelo acúmulo de substâncias poluentes que são inaladas, levando a uma falta de ar significativa.
Prejuízos da poluição para a saúde

A poluição ambiental causa grandes danos à saúde, devido a inalação de diversas substâncias nocivas. (Foto: Divulgação)

Quem nunca sentiu seu sistema respiratório comprometido ao andar normalmente pelas ruas de uma cidade grande? Com a imensa quantidade de carros, indústrias, e outros poluentes, tem ficado cada vez mais difícil respirar sem inalar uma quantidade absurda de substâncias tóxicas. Atualmente, os prejuízos causados pela poluição na nossa saúde são inúmeros e, tem sido cada vez mais difícil controlar isso.

Essas substâncias liberadas diariamente podem fazer mal a cada dia e de modo longínquo, no caso do aparecimento de doenças respiratórias, que aparecem a longo prazo. Além das doenças mais graves, existem alterações claras da nossa saúde mediante a inalação dessas substâncias poluentes.

publicidade:

Se você vive pra cima e pra baixo constantemente, inalando fumaça com todas essas substâncias, saiba quais os prejuízos que tudo isso pode trazer à saúde.

Poluição Ambiental e os prejuízos para a saúde

Desde os olhos até os pulmões sentem quando a poluição nos afeta. Dentre os prejuízos causados pela poluição, os mais comuns são:

  • Lacrimação exagerada e infecções nos olhos, como a conjuntivite.
  • Ardência na mucosa que reveste o nariz e a garganta, seguido de tosse e dificuldade para respirar. Para quem já possui rinite e sinusite, o quadro é agravado.
  • Os poluentes colaboram em processos inflamatórios, pois caem direto na circulação, causando doenças como infarto e derrame.
  • Irritações na pele e alergias
  • Noites mal dormidas devido a dificuldade de respirar causada pela baixa umidade do ar.
  • Doenças respiratórias como a asma e a bronquite, podem ser facilmente agravadas devido à poluição.

Além de todos esses prejuízos, estudos já feitos mostraram um possível impacto da inalação desses gases poluentes na fertilidade masculina, além de reduzir a perspectiva de vida em um ano e meio.

Frente a todos esses prejuízos, é essencial se proteger e buscar medidas para respirar melhor e se prevenir contra doenças respiratórias que podem modificar completamente a sua qualidade de vida.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook