Atualizado em: 25 junho 2009

Pirâmide Alimentar

piramide alimentar
A pirâmide alimentar é um recurso que consegue representar perfeitamente os tópicos que constituem uma alimentação saudável. Ela divide os tipos de alimentos avaliando suas propriedades e também sugere as proporções em que eles devem ser consumidos.

É com base na pirâmide alimentar que é possível elaborar uma dieta balanceada, avaliando assim os valores nutricionais dos produtos. As divisões são estabelecidas, sendo que os carboidratos são apresentados em maior quantidade, cerca de 55%. Outros nutrientes também constituem a pirâmide, como fibras, lipídios, vitaminas e sais minerais.

publicidade:

São ao todo quatro repartições dentro da pirâmide, a seguir temos informações a respeito de cada parte e sobre os alimentos que as constituem.

Parte 1: consiste na base da pirâmide, sugerindo assim uma maior quantidade de alimentos. Os produtos apresentam carboidratos, nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo. Fazem parte desse grupo pães, batatas, cereais e macarrão.

Parte 2: composto por legumes, frutas e verduras, que apresentam fibras, vitaminas e sais minerais. Os alimentos naturais ajudam no funcionamento do metabolismo.

Parte 3: constitui esse grupo o leite e seus derivados, compostos por cálcio que atuam no fortalecimento dos ossos.

Parte 4: essa é a menor parte da pirâmide, onde predominam as gorduras e doces. Alimentos desse gênero devem ser consumidos moderadamente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook