Atualizado em: 2 agosto 2011

Sintomas e Tratamento do Piolho Pubiano

Engana-se quem acha que piolho só dá na cabeça. Saiba quais partes que o piolho costuma infestar e saiba mais sobre a infestação de piolho no pubis.

Engana-se quem acha que piolhos só existem na cabeça. Piolhos são parasitas que podem infectar diversos lugares, inclusive no púbis. Saiba mais sobre a infestação de piolhos na região pubiana.

Chato no pubis

Assim é chamado do pilho na região pubiana, chato. Seu nome científico é Pthirus pubis e ao contrário do que se pensa, esse tipo de piolho também pode estar presente em outras áreas do corpo como os pelos do tórax masculino, axilas, barba e até no couro cabeludo e nos cílios das crianças. O piolho chato também é conhecido como piolho-caranguejo devido a sua forma.

publicidade:

O piolho pubiano é transmitido através da relação sexual, é chamado pediculose pubiana. Pode também ser infectado usando roupas contaminadas e dormindo na mesma cama que alguém que possua a pediculose pubiana.

Sintomas

A infestação por piolho pubiano ocasiona em alguns sintomas, como:

  • Coceira na região genital
  • Mancha azul meio acinzentada
  • Piolhos adultos na região genital
  • Presença de ovos e de lêndeas na região do escroto e em todo o púbis

Tratamento

Ao ir ao médico ele irá prescrever o medicamento ideal para o tratamento. A retirada dos parasitas manualmente também é uma boa opção, mas não tão eficaz quanto o medicamento. É importante que corte os pelos para não permitir que a infestação aumente. Xampus e sabonetes que são a base de lindano e piretrina são muito eficazes e podem ser encontrados em drogarias e farmácias.

É importante que haja renovação das roupas íntimas, para que não corra o risco de ser contaminado novamente. Procure usar roupas novas que não possuem nenhum vestígio dos parasitas e não irá haver possibilidade de contágio novamente.

Para o tratamento do piolho ciliar em crianças evite aplicar xampus e sabonetes por conta própria, pode ser perigoso para a saúde dos olhos das crianças.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook