Atualizado em: 17 dezembro 2010

Periodontia tem cura?

Sempre que percebermos que nosso corpo não anda bem, a melhor coisa a se fazer é ir procurar um médico. Infelizmente, o brasileito tem a mania de só procurar um médico quando a coisa não está bem e é por isso que muitas vezes algumas doenças não tem tempo hábil para ser curado.

Essa falta de informação, acaba por levar as pessoas a confundir o que realmente é doença. Como exemplo podemos citar a Periodontia, que muita gente pensa que é alguma doença, mas está enganado. Mas você sabe o que é?

Abaixo, tire alguma de suas vidades!

O que é Periodontia?

Periodontia é a ciência que estuda os tecidos que envolvem os dentes: gengiva, osso, ligamento periodontal e mucosa alveolar.

O que faz um periodontista?

O periodontista trata e previne as doenças da gengiva, do osso e outros tecidos que envolvem os dentes.

Que tipos de doenças podem afetar as gengivas?

A principal doença das gengivas é a gengivite. Existem muitas variações dessa doença, mas o sintoma principal é o sangramento ao utilizar escova e fio dental.

A gengivite é grave?

Na grande maioria dos casos, a cura da gengivite é fácil. Basta o paciente seguir as orientações do periodontista e realizar profilaxias (limpezas) periódicas (a cada 3, 4 ou 6 meses).

O que causa a gengivite?

A principal causa da gengivite é a presença de placa bacteriana aderida à superfície dos dentes.

Quais são as outras causas da gengivite?

- Algumas doenças, como a diabetes; – Síndromes de ordem hereditária, como a síndrome de Down; – Algumas medicações, como os anticonvulsivantes; – Alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez e/ou menopausa; – Estados de convalescência, como nos pacientes com AIDS e leucemia; – Agressões físicas, como quando escovamos os dentes e gengivas com muita força; – Agressões químicas, por exemplo, pela ingestão de substâncias ácidas como refrigerantes e vinagre; – Doenças auto-imunes, como pênfigo e lúpus.

Minhas gengivas sangram quando eu uso o fio dental. Isso é gengivite?

Sim, e o primeiro passo é procurar o periodontista para que seja feito um diagnóstico correto. Enquanto isso, caso não tenha dor, continue escovando seus dentes e utilizando o fio dental da melhor forma possível.

E para maiores informações e tirar dúvidas basta consultar o seu dentista regularmente.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook