Atualizado em: 11 outubro 2012

Perigos relacionados com a Cafeína

Para você que não sabe a Cafeína estimula o sistema nervoso central e fortalece os processos psicológicos.Age também no processo metabólico.
Você Sabia?
Que a cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina.

Cafeína faz muito mal a saúde de todos

Uma das bebidas que contém cafeína é o café, ele é uma das bebidas mais apreciadas pelos Brasileiros, além do café podemos encontrar essa substancia com em alguns chás ou energéticos, pois a cafeína estimula o sistema nervoso central fazendo com que a pessoa fique mais atenta durante o dia e a noite, porém em casos de exageros a cafeína pode trazer alguns problemas à saúde.

A ingestão de uma quantidade a cima do aconselhável pode acarretar em alguns problemas como o vicio, podem resultar em inquietação, frequência cardíaca alterada, tremores musculares, náuseas e insônia. Essa falta de sono causada pela ingestão de cafeína em excesso pode ocasionar fadiga. O aconselhável é que uma pessoa consuma entre 200 a 300 miligramas de cafeína por dia o que equivale de 300 a 400mg de café.

publicidade:

Cuidados com a Cafeína

Nos casos de vicio em cafeína a pessoa tende a ingerir regularmente para evitar os sintomas que são desagradáveis como alterações de humor, ansiedade, e irritabilidade, contudo deixar de consumir a bebida pode causar nervosismo e depressão acentuada levando a uma redução da motivação e insônia.

Todos os problemas podem aparecer em pessoas que consomem mais de 500mg de cafeína por dia, essa quantidade é considerada pesada para o organismo e pode gerar os problemas citados a cima.

O ideal para quem é consumidor exagerado de cafeína, é que ele comece a diminuir gradualmente o consumo diário, para isso o ideal é ingerir bebidas que contenham um teor menor de cafeína e alternar entre os cafés, chás, café descafeinado, chás de ervas ou até mesmo água.

Informação

A cafeína é uma das drogas mais consumidas em todo o mundo. Encontrada em chás, café, cacau, guaraná, chocolate e nos refrigerantes. Seu consumo, apontando a efeitos estimulantes, data de muitos séculos.

Vídeo sobre a Cafeína

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook