Atualizado em: 10 abril 2013

Perigos ligados a diverticulite

A Divertículite é a inflamação de uma bolsinha(espécie de hérnia) no cólon, onde todos ter um certo cuidado com esta doença.
Você Sabia?
Que o Divertículo é uma saliência parecida com a ponta de um dedo de luva, que pode localizar-se em diferentes áreas do trato gastrintestinal.
0121210_172937

Um episódio inicial de diverticulite aguda é geralmente tratada com repouso

Para entendermos o que é a diverticulite e quais os perigos ligados a ela, é importante que saibamos como ela se forma.Primeiramente se forma o Divertículo que é uma alteração do intestino grosso, também chamado de cólon. O divertículo é uma espécie de bolsinhas no formato de um dedo, que se forma na parede do cólon, por causa de uma fraqueza na estrutura muscular deste órgão.

Os motivos  da formação dessas bolsas ainda são discutidos pelos médicos, mas já se sabe que uma alimentação pobre em fibras, a constipação e a obesidade, podem aumentar as chances de quem já tem predisposição para a doença.

publicidade:

Perigos da Diverticulite

A formação da bolsinha (divertículo), em si não causa nenhum problema. O perigo mesmo é a diverticulite,que vem a ser a inflamação do cólon, causada muitas vezes, por fezes que se tornam compactas, pois as fezes vão passando pelo intestino e caindo dentro da bolsa, até que ela fique cheia, então a pressão aumenta e a parede fica mais sensível. Então uma bactéria consegue chegar ao local e infecciona  a bolsa (divertículo).

A divertículite causa dor abdominal, febre, entre outros sintomas. O tratamento da diverticulite pode ser clínico, com analgésicos e antiespasmódicos ou cirúrgico, uma forma definitiva de solucionar o problema.  Entretanto o médico é quem deve decidir qual a melhor solução para cada caso de divertículite.

O perigo da diverticulite é a possibilidade de ruptura da bolsinha, o que acaba contaminando a cavidade abdominal, o que pode causar uma infecção generalizada e até a morte do paciente.

Vídeo sobre a Diverticulite

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook