Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Pedra nos Rins – Como Tratar

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o Cálculo Renal é uma dura massa composta por cristais. Estes cristais separam-se da urina e unem-se, formando minúsculas pedras. Com relação a organismos normais, a urina contém substâncias que previnem a formação dos cristais, mas há a possibilidade de falha desses inibidores, causando a formação dos cálculos.

publicidade:

O Cálculo Renal causa dores intensas. Quando a cólica renal ocorre, é necessária a utilização de analgésicos para alívio da dor e para assegurar a hidratação – de maneira a corrigir um possível quadro de desidratação, elemento formador das “pedras nos rins”.

O método mais comum para a eliminação de cálculos maiores é a Litotripsia com Ondas de Choque Extracorpórea (LOCE). Em outras palavras: um aparelho fragmentador das pedras renais através de ondas de choque. Porém, existem outras técnicas, como a citoureteroscopia e a nefrolitotomia percutânea. Cirurgia costuma ser o último tratamento indicado.

Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério. Consulte seu médico, avalie suas opções com toda cautela possível, retire toda e qualquer dúvida concernente ao assunto e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas. Não tente se tratar sem auxílio médico, muito menos se baseie em conhecimento popular ou conselhos familiares sem embasamento médico. Informe-se sobre o assunto, os centros médicos mais indicados e sobre os especialistas da área.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook