Atualizado em: 19 fevereiro 2014

Doença Pasteurella Multocida é transmitida por 90% dos Felinos

Pasteurella multocida, foi encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, veja abaixo tudo sobre este c aso e se previna.
Você Sabia?
Que acreditava-se que os primeiros gatos tinham sido domesticados no Egito antigo, no máximo 1.900 a.C.
publicidade:
download (4)

Estudos mostram que bactéria presente na boca de dos felinos gera doenças graves em seres humanos.

Algumas doenças como a raiva e a toxoplasmose são bastante conhecidas e poderão ser transmitidas diretamente de gatos a humanos. apesar disto infelizmente uma terceira doença vem ganhando destaque entre elas, a doença da mordida do gato.

Esta doença é gerada pela bactéria chamada Pasteurella Multocida , que é encontrada em praticamente todas as salivas dos felinos, a infecção por esta bactéria precisa ser tratada com antibióticos o mais rápido possível e pode levar á morte.

publicidade:

Sintomas da Doença:

Como sintomas da doença podemos destacar através da bactéria Pasteurella Multocida vermelhidão, inchaço, dores e ainda dificuldades para mover a mão, a doença pode ser tratada com amoxilina mas estes sintomas são sinais de que ali poderá existir uma infecção e é preciso um rápido tratamento. As bactérias se multiplicam de forma rápida e voraz e muitas vezes uma cirurgia é necessária.

A bactéria faz parte da flora da boca tanto de cães como gatos de todo o mundo, e não provoca doenças de forma alguma para eles. Não geram problemas quando entram em contato com a pele humana através de lambidas. Mas apesar disto se penetram no corpo humano na corrente sanguínea poderão gerar infecções de pele. Sem um tratamento é possível se ter necrose da pele, infecção dos ossos ou ainda até mesmo pneumonia.

publicidade:

Dica:

Toda a mordida dos animais sem exceção deverá ser tratada em pronto socorros, e elas poderão gerar infecções fatais. Os casos não tratados são graves podendo ser levados até mesmo á morte, e mesmo sem sinais claros de infecção é interessante ir a um médico. É interessante que exista também uma prevenção contra a raiva que pode estar presente em organismos de felinos e ainda eventualmente se tiver contatos com outros animais vale a atenção.

As mordidas são agressivas em pessoas que tem sistema imunológico enfraquecido por isso este cuidado deverá ser maior ainda. Por isso é sempre importante ter cuidado com este tipo de problema.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook