Atualizado em: 11 novembro 2013

Quais os riscos em consumir alimentos crus

Saiba que além da questão nutricional, vale sempre reforçar que consumir alimentos crus exige muito cuidado na hora do consumo
Você Sabia?
Que o Alface é uma hortense anual ou bienal, utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C
download

O risco é consumir uma folha mal-higienizada e contrair parasitas

Existem alguns tipos de mitos que são relacionados diretamente a alimentação, e poderão interferir diretamente em toda a saúde do brasileiro. E um deles é a falsa idéia de que todos os alimentos que estiverem crus fazem bem.

A grande verdade é que é preciso se tomar muitos cuidados antes de consumir o alimento sem que tenha cozimento, e por isso algumas dicas para fazer o preparo que poderão inclusive prevenir problemas futuros.

publicidade:

Consumir Corretamente os Alimentos

Algumas sugestões devem ser levadas em conta para o consumo de alimentos, como por exemplo, devemos lavar muito bem os alimentos, preferencialmente com água corrente e sabão. É possível ainda utilizarmos uma escovinha, e além disto devemos os deixar de molho em uma solução com água e vinagre ou mesmo cloro, em uma composição de uma colher de sopa. Estes alimentos devem ser guardados de forma refrigerada para que possa assim evitar toda a sua contaminação e também a sua deterioração.

É claro que isto não quer dizer de forma alguma que comer alimentos cruz fazem mal a saúde, é importante apenas ficar atento a toda a procedência e ainda prestar atenção em sinais que possam indicar toda a sua qualidade.Quando for a feira por exemplo, é fundamental se verificar se suas frutas não estão batidas, os legumes não estão estragados e ainda as verduras passadas. Como em sua maioria, estes são os alimentos considerados principais que podem se ingerir cru, não deverá custar ficar atento a alguns sinais importantes.

Dicas

Uma alternativa interessante para variar a ingestão dos nutrientes é interessante se consumir o mesmo alimento tanto na sua forma crua como também na sua forma cozida. Desta forma aquelas vitaminas que ficam perdidas em altas temperaturas podem ser repostas em todos os alimentos crus.

O alimento cru muitas vezes não tem uma digestão mais simples, e o cozimento dos alimentos funciona como um tipo de pré digestão, o que torna o alimento mais fácil de ser digerido, isto é muito perceptível no caso de carnes, por exemplo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook