Atualizado em: 31 outubro 2012

Onicomicose é um tipo de micose de unhas

Para você que não sabe a onicomicoses são manifestações causadas por fungos que ela doe e esta com um lado do dedo dormente
Você Sabia?
Que a Aonicomicose é uma doença causada por fungos que atacam a queratina da unha deixando-a frágil e propensa a deformações.

Onicomicose é uma infecção que atinge as unhas

Micose de unha é totalmente desagradável para algumas pessoas, principalmente para as mulheres que adora usar calçados abertos e muitas das vezes devido o problema abandonam o uso dos abertos que deixam expostas as unhas, a Onimicose é um tipo de micose muito comum, vamos conhecer como ele se desenvolve, como tratar e como evitar o problema.

O que é?

É um infecção causada por fungos que atinge as unhas, as causas podem ser por contato com o solo, animais, uso de alicates de outras pessoas e tesouras contaminadas. As unhas mais comum de serem afetadas são as dos pés, principalmente em pessoas que utilizam sapatos apertados com os tênis, onde os fungos podem aumentar, além dissoa substancia que encontramos nas unhas, a queratina é o alimento principal dos fungos causadores da Onicomicose.

publicidade:

Característica Clínica

1 – A onicomicose possuem diversas características, entre elas o descolamento das unhas que se iniciam pelos cantos ficando oca.
Elas podem aparentar serem “cascudas”, pois aumentam a espessura das unhas, que podem acompanhar a sensação de dores no local.

2 – Podem surgir como manchas brancas na superfície das unhas.

3 – Enfraquecimentos das unhas, elas ficam mais frágeis e ocorrem frequentemente a quebra nas proporções o que as deixam deformadas.

4 – Outra forma de onicomicose é a inflamação no contorno unhal que tende a inchar e ficar avermelhado e dolorido, o que por consequência altera a formação das unhas.

Como Tratar

O tratamento pode ser feito no local, utilizando cremes ou soluções em esmalte. Em outros casos podem ser aconselhado o uso de medicamentos via oral, com a administração de comprimidos. O tratamento pode demorar pois varia do crescimento das unhas do individuo, por isso é de extrema importância a persistência e paciência, pois em alguns casos a melhora pode começar a surgir após 12 meses de tratamento.

Como Evitar

  • Evite andar descalço, principalmente em pisos úmidos.
  • Atenção em caso de problemas com a pelagem do seu animal, caso surgir alteração como descamação e falhas nos pelos procure imediatamente um veterinário..
  • Evite o contato com terra sem luvas. .
  • Evite utilizar materiais para fazer as unhas que seja de outras pessoas, utilize somente o seu próprio material.
  • Evite usar calçados muito fechados por muito tempo, opte pelos mais
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook