Atualizado em: 20 junho 2011

Olho Seco - Causas e Curas

Saiba tudo sobre essa doença que tem se tornado muito comum, mas que é tão pouco falada. Saiba todos os sintomas que ela traz, como é causada e como poder trata-la.

Atualmente existem diversos distúrbios que afetam a sociedade de alguma maneira. Se não houver prevenção correta e um devido cuidado, muitos problemas podem se agravar, levando até a morte. É necessário que não se espere por sintomas para que procure um tratamento. Prevenir é extremamente importante, para que você possa zelar por sua vida no futuro. Uma das doenças que não é tão comentada, mas que não é tão incomum assim e que afeta muitas pessoas é o olho seco ou Xeroftalmia. Existem diversas doenças que afetam os olhos, como conjuntivite, como visto há um tempo com a epidemia e também a leptospirose. Dentre essas doenças, saiba mais sobre o olho seco.

publicidade:

O que é?

O Olho Seco é uma doença ocular que se caracteriza pela falta de fabricação de lágrimas e por debilitar a visão do portador, principalmente durante a noite. Essa doença é causada devido a um déficit de vitamina A, causando uma degeneração da córnea, pela obstrução das glândulas ópticas, podendo até levar a cegueira. Uma vez obstruídas, essas glândulas param de produzir secreção lacrimal que é responsável por lubrificar o globo ocular. Uma vez não lubrificada, a córnea vai sofrendo algumas lesões, o que prejudica a visão do portador.

Sintomas

Cada doença, uma vez instalada, normalmente manifesta alguns sintomas. No caso do olho seco, o portador da doença a possuir sintomas como: sensação arenosa e/ou de um corpo estranho, ardor, queimação, aspereza, sensibilidade a luz, visão de halos coloridos, olhos lacrimejantes e ardor leve.

Qual a causa?

Diversos fatores podem causar a doença do olho seco, começando pelo clima seco, contendo muito vento e muito ensolarado. Além disso, lugares fechados e a poluição do ambiente também podem contribuir para a doença. Além de fatores ambientais, alguns medicamentos também podem diminuir a capacidade do organismo de produzir as lágrimas. Normalmente são medicamentos mais fortes, como tranquilizantes, antidepressivos, diuréticos e alguns remédios para dormir.

Também possuem algumas doenças sistêmicas que trazem como consequência o olho seco. Doenças como lúpus, artrite, sarcoidiose e Síndrome de Sjorgren são responsáveis por causar o olho seco.

Tratamento

O tratamento do olho seco é por meio de colírios com gotas lubrificantes e dependendo do caso, para alguns portadores são indicados alguns antiinflamatórios e antibióticos. Em alguns casos são usados outros métodos terapêuticos e até o uso de lentes protetoras.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook