Atualizado em: 26 setembro 2012

O risco dos transgênicos para a saúde

Os transgênicos representam um duplo risco consenso na comunidade científica veja mais sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana .
Você Sabia?
Que a geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970.

Transgênicos são considerados uma ameaça para a saúde humana

Os transgênicos são considerados uma ameça para a saúde humana, o processo que consiste em produção laboratorial, que trabalham com a engenharia genética de animais ou vegetais, onde os genes dos mesmos, são introduzidos em outros organismos, onde o cruzamento natural não aconteceria.

Os trabalhos envolvendo transgênicos, podem ser feitos milhares de experimentos, onde essa tecnologia que foi descoberta há alguns anos atrás, permite por exemplo, fazer misturas de um gene humano com um gene de porco, de um cavalo; de um gene de um rato com uma cobra e realizar mutações em vegetais.

publicidade:

Detentores dos Transgênicos

Todo o desenvolvimento dos transgênicos, foi feito por grandes multinacionais, no ramo do agronegócio. E as sementes que aquele produtor plantava e desenvolvia com suas próprias técnicas, estão ficando escassas.

As novas sementes de ordem transgênica, geram maiores custos aos produtores rurais, que ao utilizar da tecnologia, precisam pagar royalties aos detentores da tecnologia, além de que, a qualidade do produto final é inferior aos tradicionais.

Riscos à saúde

Os riscos que os produtos transgênicos podem trazer, são considerados graves, uma vez que, o produto consumido tem genes modificados, o que pode alterar todo um processo do organismo.

Vamos listar as possibilidades de reações

Alergias: Devido suas mudanças genéticas, algumas proteínas que teriam um efeito no organismo, passam a ter outro. Em pesquisas realizadas no Reino Unido, 50% das alergias da população, são causadas pelo consumo de produtos transgênicos.

Resistência a antibióticos: Alguns dos antibióticos recebem alguns tipos de genes que provém dos vegetais. No consumo desses produtos modificados, podem acontecer um aumento da resistência contra os antibióticos, o que dificultaria em tratamentos, contra bactérias.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook