Atualizado em: 11 junho 2013

O risco da Pneumonia em Crianças

As vacinas contra determinados tipos de pneumonia, na infância e a vacina contra a gripe reduzem e muito o perigo da criança contrair uma pneumonia.
Você Sabia?
Que a gripe se espalha ao redor do mundo em epidemias, que resultam em mortes de centenas de milhares de pessoas anualmente milhões em anos de pandemia.
pneumonia em criança 2

A pneumonia é uma infecção em um ou ambos os pulmões

Um grande medo dos pais é que seus filhos tenham uma pneumonia. Sendo que a pneumonia é uma infecção, normalmente causada por um vírus, que vai das vias respiratórias para os pulmões.

Geralmente a pneumonia na criança, começa com uma simples constipação que com o passar dos dias vai se agravando, até que o vírus se instale nos pulmões. A criança pode apresentar febre alta, tosse, catarro, cansaço, falta de apetite e até falta de ar.

publicidade:

Informação

O diagnostico da pneumonia é feito através de uma consulta ao pediatra, que vai auscultar os pulmões da criança e medir a temperatura da mesma. As vezes, pode ser necessário realizar exames de sangue e radiografia de tórax para avaliar a presença de infecção nos pulmões.

Tratamento

O tratamento da pneumonia é realizado com remédios para baixar a febre, reidratação com a ingestão de líquidos e antibiótico durante 10 dias. Caso a criança não reaja bem ao tratamento ou houver sintomas mais graves como vômitos frequentes, desidratação ou recusa em se alimentar, pode ser necessária a internação da criança em um hospital.

Cuidados

  • Usar roupas adequadas ao clima frio nas crianças pequenas e bebes, pois eles sentem mais frio que os adultos.
  • como as crianças costumam se virar na cama e acabam descobertos, o pijama deve ser bem longo para prender a blusa dentro da calça. Além de usar meias longas.
  • Para o banho ou da troca de roupas, feche as portas e janelas do quarto e banheiro, para evitar as correntes de ar
  • evite sair com a criança de casa em dias de chuva ou frios.
  • não deixe as crianças dormirem de cabelo molhado.
  • Evite o uso do ar condicionado muito quente ou frio em casa e no carro,pois as mudanças bruscas de temperatura pode ser perigoso.
  • evite levar crianças em lugares cheios de pessoas e fechados, pois isso facilita a transmissão do vírus.
  • Providencie a vacina contra a gripe.
  • Tome cuidados redobrados com as crianças com doenças crônicas cardíacas ou pulmonares.
  • Não leve as crianças a lugares com pó ou muita umidade. O que pode ocasionar rinites ou alergias que atacam as vias respiratórias, que ficam mais fracas e suscetíveis à pneumonia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook