Atualizado em: 23 julho 2013

O que são as Superbactérias?

Para prevenir o contágio com uma superbactéria devemos cuidar muito da nossa higiene pessoal, segundo especialistas as superbactérias se mostram bastante resistentes à maioria dos antibióticos
Você Sabia?
Que as bactérias surgiram primeiro.As cianobactérias foram as primeiras formas de vida a fazer fotossíntese.
publicidade:
219243foto_grande

As superbactérias são micro-organismos que produzem uma substância

O que São

As Superbactérias são bactérias que causam as doenças patogênicas (doenças infecciosas que se propagam entre os seres humanos, podendo se transformar em epidemias, como a tuberculose, hanseníase, febre tifoide,etc).

Sendo que as Superbactérias são muito resistentes aos antibióticos que são comumente utilizados para combater as infecções comuns.

publicidade:

Como Surgem

As Superbactérias surgiram com o uso indiscriminado de antibióticos, sem a prescrição médica, pois com o tempo essas bactérias se tornaram resistentes aos antibióticos utilizados, até porque muitas pessoas interrompem o uso desses antibióticos assim que somem os principais sintomas da doença, mas isso não quer dizer que a bactéria tenha sido de fato eliminada do organismo. E assim ele pode voltar numa nova crise da doença, que não pode mais ser debelada com o antibiótico usado anteriormente.

Quando essas superbactérias atingem uma pessoa que já esteja doente, recém operada ou mesmo idosos e crianças, podem levar essa pessoa à morte, pelo estado debilitado das mesmas. Sendo que essas superbactérias costumam se proliferar com facilidade nos hospitais, onde as pessoas já estão com sua imunidade em baixa.

publicidade:

Tratamento

Para combater essas superbactérias são utilizados antibióticos específicos e muito fortes, que costuma causar efeitos colaterais indesejados nos doentes.

Por tudo isso, as pessoas não devem usar antibióticos sem a prescrição médica e nem interromper o tratamento sem comunicar o fato para o seu médico.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook