Atualizado em: 25 setembro 2012

O que é o líquido amniótico?

Veja as causas e consequências da alteração do líquido amniótico para a gestante e o bebê, um procedimento muito importante para a saúde do seu filho.
Você Sabia?
Que o Liquido Amniótico é o fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecánicos e térmicos. A bolsa amniótica normalmente forma-se na segunda semana de gravidez.

Liquido Amniótico é o desenvolvimento do feto

O líquido amniótico é uma proteção que envolve o bebê dentro da barriga, protegendo-o de infecções, e traumas como: quedas da mãe, impactos na barriga, etc. Durante os primeiros meses, a própria mãe é quem produz o líquido amniótico.

Porém, depois de quase formado completamente, o bebê é quem passa a produzir o líquido. Para proteger muito bem o feto, o líquido amniótico é renovado a cada três horas, dando segurança e garantindo a saúde do bebê.

Perder líquido é perigoso?

Não é perigoso, visto que muitas grávidas perdem o líquido e nem sequer percebem, mas é bom tomar cuidado ao observar e cuidar da sua gravidez. Caso esteja sentindo que está perdendo muita água durante o dia, consulte o médico rapidamente. O líquido é um dos responsáveis pela formação dos pulmões, por isso, é importante prestar atenção a sua rotina com o líquido amniótico. A perda do líquido também pode causar um parto prematuro.

A Produção do liquido prejudica o bebê?

Produzir líquido amniótico em excesso não costuma ser muito comum. Caso comece a acontecer, é porque provavelmente a gravidez seja de gêmeos ou trigêmeos. Com mais fetos na barriga, o líquido amniótico acaba sendo em maior quantidade, normalizando-se ao produzir o outro feto dentro da mulher. Caso esteja sentindo dores como: inchaço nas pernas, hemorroidas, indigestão, falta de ar e desconforto abdominal, é possível que você esteja produzindo mais líquido amniótico que o normal. Procure seu médico e esclareça.

A bolsa estourou!

Se você é uma mãe de primeira viagem, ainda deve ficar com dúvidas sobre muitas coisas. Ao dizer que “a bolsa estourou”, é realmente isso o que acontece com a grávida: a bolsa, cheia de líquido amniótico, estoura e o bebê está pronto para nascer. Por isso, é comum sentir uma água descer pelas pernas, é o próprio líquido saindo para a criança nascer normalmente.

Tratamento

É feita a reposição através da infusão de Líquidos na cavidade amniótica onde também é possivel fazer uma hidratação materna pela via intravenosa ou oral.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook