Atualizado em: 17 dezembro 2012

O que é Cardiotocografria? Quando fazer?

A cardiotocografia é um exame primordial para as mulheres grávidas poderem acompanhar de perto a saúde de seus bebês.
Você Sabia?
Que Cardiotocografia é conhecida quando o exame ocorre sem interferência do examinador, e estimulada quando se utilizam recursos mecânicos ou vibro-acústicos para testar a reação do feto.

Cardiotocografia o Exame pode diagnosticar o estado do feto, ainda na barriga da mãe

Você já ouviu falar em cardiotocografia? Apesar do nome complicado, cardiotocografia é um exame complementar de diagnóstico que tem o objetivo de avaliar o bem-estar fetal.Essa técnica vem desde há década de 30, ajudando a registrar em simultâneo e de maneira continua a frequência cardíaca fetal e a contractilidade uterina, utilizando um monitor designado por cardiotocógrafo.

Obtêm-se assim vários padrões de registro da frequência cardíaca fetal que se correlacionam com os movimentos fetais e as contrações uterinas. O conhecimento dos mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos subjacentes a esses padrões permite avaliar o estado clínico do feto. Esta prova é efetuada semanalmente a partir das 38 semanas ou antes se existir patologia materna ou fetal que o justifique.

publicidade:

Como o exame é realizado?

O exame é feito com a gestante semi-sentada ,e de preferência, após uma refeição, em seguida colocam sobre a parede abdominal os transdutores de registro da contractilidade uterina e o de ultra sons para registro da frequência cardíaca fetal.

Este registro é efetuado durante 20 minutos mas pode ser interrompido logo que se verifiquem os critérios que asseguram a vitalidade fetal. Pelo contrário a prova poderá ter que ser prolongada por mais 20 minutos uma vez que podemos estar num período de repouso fisiológico do feto ou de jejum materno.

Quando Fazer

A cardiotocografia é um exame indolor, de fácil execução que pode ser feito em regime de ambulatório. Não tem contra-indicações nem envolve riscos para a grávida ou para o feto e permite uma avaliação imediata do bem-estar fetal.

Informação

Nestas situações devemos oferecer à grávida um alimento rico em glicose e proceder á estimulação fetal por métodos mecânicos ou vibro acústicos. Este teste identifica fetos reativos ou não reativos e nesta ultima situação deve ser complementado com outros métodos de avaliação do bem-estar fetal como a ecografia onde se avaliam parâmetros como os movimentos corporais, o tónus fetal, a presença de movimentos respiratórios e o volume de liquido amniótico.

Vídeo sobre a Cardiotocografia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook