Atualizado em: 2 setembro 2011

Brasileiros desenvolvem nova terapia contra o câncer de pele

Com uma taxa de indivíduos portadores de câncer de pele aumentando a cada dia, pesquisadores trabalham a cada dia buscando novas terapias e novos tratamentos para a cura, sem que haja recidivas da doença. Saiba mais sobre novas terapias do mercado.
publicidade:

Em busca de uma melhor qualidade de vida e de uma possível cura, a ciência vem criando medidas para doenças como o câncer. O câncer é uma das doenças que mais atinge a população, seja afetando qualquer órgão, o câncer tem se tornado a doença da atualidade.

Um dos cânceres é o de pele, que pode ser ocasionado pela falta de cuidados com a pele ou por uma questão genética. O caso é que grande parte da população sofre com esse tipo de câncer, precisando se adaptar e conviver por muito tempo, sem nem se quer haver um tratamento completamente eficaz.

publicidade:

Terapia Fotodinâmica

Pesquisadores da USP de São Carlos criaram um novo tratamento para o câncer de pele, para ser utilizado antes mesmo da cirurgia. A terapia fotodinâmica é a aplicação de uma luz vermelha de alta potência que uma vez em contato com o tumor, provoca uma reação fotoquímica. Essa reação causada pela potência da luz, faz com que as células cancerígenas morram, sem produzir nenhum efeito adverso. É uma terapia que tem se tornado famosa e eficaz, além da praticidade de não necessitar de internação.

Mais de cem centros médicos espalhados pelo Brasil inteiro foram selecionados pelo programa para testar a tecnologia no período de um ano. O equipamento já está sendo usado em 200 hospitais e postos de saúde. Cerca de 200 pacientes já fizeram o tratamento, e em 90% dos casos o tumor foi eliminado. Se esse número continuar crescendo ou manter-se assim, a terapia pode ser adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

publicidade:

Erva Daninha também no combate ao câncer

Além da terapia fotodinâmica, existem outros recursos que podem ser utilizados no combate ao câncer de pele. Muitas pessoas não são tolerantes à terapia fotodinâmica, manifestando algum tipo de reação ou efeito após o tratamento. O tratamento com ervas é algo antigo e que necessita de destaque, pois grande parte da população atual acaba não acreditando em recursos naturais que eram mais usados antigamente.

Alguns estudos garantem que a seiva da Erva, além de ser eficaz no tratamento de asma e verrugas, pode também ser muito eficaz no combate ao câncer de pele. Pesquisadores relatam que a aplicação da seiva da planta no local desejado por pelo menos uma vês no dia, podem combater o tumor. Com base nos estudos, a substância que combate as células cancerígenas é chamada de  ingenol mebutate. Essa substancia mata não só as células do câncer, mas ativa grande parte dos neutrófilos, que são responsáveis por reduzir as probabilidades de retorno da doença. A substância mata células malignas residuais, evitando que o tumor cresça ou que ele retorne.

 

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook