Mononucleose Infecciosa

Inúmeras doenças circulam perto de nós e nem notamos, pois é impossível de se notar alguém que esteja infectado ou não, a não ser que essa doença cause lesões específicas e sejam bem visíveis. Uma doença que pode ser facilmente transmitida e que muitas pessoas ainda não a conhecem é a Mononucleose Infecciosa.

O que é?

Mononucleose Infecciosa é uma síndrome causada pelo agente Epstein-Barr (EBV) ou pelo Cytomegalovirus (CMV). É adquirida através da infecção pelo contato da saliva contaminada com a mucosa da boca e também da garganta de alguém que já teve o contato com o germe. Também é possível que haja transmissão através de transfusão de sangue e através do ato sexual, embora seja mais raro. Acomete mais frequentemente os adolescentes e adultos. Juntamente com a faixa etária mais atingida e o modo de transmissão, essa doença ficou conhecida como a doença do beijo.

Sinais e Sintomas

Essa síndrome se manifesta causando mal estar, dores de cabeça, febre, dores de garganta, aumento de gânglios localizados no pescoço ou em outras regiões e inflamação do fígado leve e transitória. Em alguns casos também se manifesta com náuseas, vômitos, tosse, dores articulares e desconforto abdominal. Mas os sintomas mais comuns são a febre, que pode chegar a 40°, dor de garganta e inflamação dos linfonodos da região do pescoço. Todos esses sintomas levam um período de no máximo a 4 meses pra se estabilizar e sumirem. Pode atingir também crianças, mas é bem mais raro.

O diagnostico é fechado através de um exame de sangue que é pedido após relatos e entrevista com o paciente. Com a junção de todos os sinais e sintomas, o médico pede o eame de sangue para confirmação.

Tratamento e Prevenção

O tratamento da Mononucleose Infecciosa é feito através de medicamentos que visem controlar a manifestação dos sintomas somente, visto que não é necessário um tratamento específico para combater a doença. Basta a utilização de analgésicos, antitérmicos e alguns medicamentos para enjoos se for o caso.

A prevenção pode ser feita através de vacinação. Vá ao posto de saúde mais próximo e se informe sobre.