Atualizado em: 4 agosto 2011

Mitos e Verdades sobre o Chocolate

Ninguém resiste a um bom chocolate, seja de qualquer jeito. Ao leite, crocante, chocolate branco. Saiba todas as verdades e mentiras sobre o chocolate.

Uma das maiores delícias que alguém já inventou é o chocolate. Deliciosa sobremesa que agrada a todos, até quem não gosta de doces. Existem os que apreciam com moderação e existem os verdadeiros chocólatras, aqueles que são verdadeiramente viciados. Seja como for, bombom, brigadeiro, com recheio, ao leite, crocante, sempre existe um tipo de chocolate para agradar a cada um.

Chocolate para chocólatras

Com a chegada do inverno a vontade de comer chocolate aumenta significativamente e não tem quem resista a um chocolate, seja qual for a forma. Seja no chocolate quente, seja na trufa, as pessoas passam a se deliciar ainda mais com essa iguaria agora no inverno.

publicidade:

Mas muitos acabam não consumindo o chocolate por medo. Essa delícia possui muitos mitos, mas também possui muitas verdades. Descubra o que é mentira e o que é verdade no mundo do chocolate.

Por que tanta gente ama chocolate?

O chocolate possui substancias como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina, que provocam o bem estar pessoal. A cafeína atua como estimulante. Teobromina estimula o músculo do coração e o sistema nervoso. E a feniletilamina parece ser responsável pelo bom humor, por ser um antidepressivo. Essa é a explicação química para o chocolate ser tão querido e desejado.

O chocolate faz mal pra saúde?

As substancias teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio. O coração é beneficiado pela teobromina presente no chocolate, que por ser uma substância estimulante age não apenas no sistema nervoso central, mas também sobre o sistema muscular, favorecendo também o funcionamento do coração. Além disso, o chocolate possui diversas vitaminas e alguns minerais que são essenciais para a nossa saúde.

E o chocolate diet engorda?

Sim, qualquer tipo de chocolate engorda. No caso do chocolate diet não há adição de açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior ao chocolate normal, para garantir a mesma consistência.

As mulheres são mais viciadas em chocolate do que o homem?

È verdade. As mulheres são mais viciadas porque existe a famosa fase da TPM. E a feniletilamina que está no chocolate age estimulando a produção de serotonina no cérebro. A serotonina atua numa área relacionada às emoções, promovendo bem-estar e aliviando a tensão. Ingredientes do cacau são psicoativos e desencadeiam reações químicas no cérebro, semelhantes às que acontecem quando estamos apaixonados.

O chocolate é afrodisíaco?

O chocolate pode ser sim considerado um alimento afrodisíaco devido as substancias que ele libera que causam prazer ao nosso organismo, através da liberação da serotonina.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook