Atualizado em: 4 abril 2011

Mioma Uterino - Sintomas e Tratamento

Muitas mulheres quando descobrem que têm mioma entram em pânico com medo que seja câncer ou algo tão grave quanto, mas trouxemos todas as respostas para suas dúvidas.

MIOMA Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o mioma uterino e temem que seja um câncer e esta preocupação não possui fundamento porque os miomas uterinos são benignos e nunca se transformam em um tumor maligno, não sendo necessário fazer biópsia.

Não se conhece exatamente a causa dos miomas e algumas mulheres possuem, mas não tem nenhum sintoma ficando sabendo somente através de um ultra-som.

publicidade:

Aparecem mais em mulheres que estão em fase férteis e diminuem em mulheres na menopausa e mais em mulheres negras do que em brancas, com níveis altos de estrogênio, que comem muita carne vermelha, que possuem histórico de mioma na família, que nunca engravidaram e acima do peso.

MIOMA

Quando existem sintomas quais são?

  • Volume abdominal
  • Aumento no fluxo menstrual
  • Dores na parte pélvica
  • Alterações gastrintestinais
  • Infecções urinárias

Tratamentos

A cirurgia somente é indicada quando o tratamento com medicamentos não for capaz de reduzir ou eliminar o mioma ou os incômodos sejam muitos.

Outra técnica muito usada é a embolização que interrompe a ida de sangue para o tumor e esta interrupção faz com que ele diminua até desaparecer.

Infelizmente depois de tirados ou tratados os miomas podem voltar e por esta razão você precisa ir ao seu ginecologista regularmente.

Tipos de Miomas

MIOMA

Eles são quatro tipos:

  • Intramurais eles nascem e permanecem nas paredes do útero e os sintomas só aparecem se eles crescerem muito e podem causar infertilidade
  • Submucosos surgem próximos a cavidade uterina, e ainda podem aparecer no interior da cavidade do útero causando sangramentos vaginais.
  • Subserosos também se formam na parede do útero, porém mais na parte externa e não causam sintomas a não ser quando crescem muito causam compressão dos órgãos próximos.
  • Pediculares são os que crescem fora do útero, ligados ao útero como se fosse uma ponte e não causa sangramentos só sensação de peso no ventre.

Seja qual for o mioma, você precisa tratá-lo sem medo e seguir todas as prescrições do seu médico.

Quanto mais cedo for diagnosticado mais rápido você se livrará deste incômodo, mas não fique com receio porque mioma não é câncer e não mata!

Fonte

Portal do Mioma

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook