Atualizado em: 16 outubro 2013

Micose na Língua existe?

As micoses desenvolvem-se em áreas mais úmidas e ricas em queratina, portanto fique atento as dicas abaixo.
Você Sabia?
Que a micose surge na unha, esta pode apresentar-se amarela e mais grossa. A melhor maneira de evitar a micose é evitar andar descalço.
Micose na Língua  2

A micose na língua é causada por um fungo chamado de Cândida

Se engana quem pensa que micose é uma doença que só atinge a pele externa das pessoas, pois há micoses até na língua. Sendo que o fato da cavidade bucal ser quente e úmida favorece a proliferação de fungos que aproveitam este meio propício para se proliferarem.

Sobre a Micose

A micose mais comum que acomete a língua é o conhecido “sapinho” também conhecido por candidíase, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas brancas,que formam placas na língua, podendo se estender por toda boca e lábios. Sendo que geralmente este tipo de micose atinge mais as crianças pequenas, apesar que o fungo Cândida está presente na boca, estômago e vagina das mulheres.

publicidade:

Mas os adultos também podem apresentar micose na língua causada pela Cândida, chamada então de candidose angular, que tem o seu surgimento favorecido por pessoas que usem aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou idosos que acabam acumulando mais saliva, pela queda da linha do canto da boca, devido ao envelhecimento natural.

Assim,qualquer desequilíbrio na flora da boca ou do estado imunológico da pessoa, pode levar o fungo Cândida a se proliferar e invadir tecidos da boca e língua, causando, assim, a doença candidíase bucal.

Outro fato que favorece o aparecimento de micose na língua é  o uso prolongado de antibióticos, pois estes matam as bactérias, mas não os fungos. Assim, o uso prolongado de antibióticos reduz a competição por nutrientes entre esses agentes patológicos, facilitando a situação dos fungos, que se proliferam formando verdadeiras colônias na cavidade bucal e por toda língua da pessoa.

Vídeo sobre a Micose

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook