Atualizado em: 21 março 2012

Métodos contraceptivos orais combinados

Existem muitos métodos contraceptivos e trouxemos informações sobre os métodos contraceptivos orais combinados.
Métodos contraceptivos orais combinados

Métodos contraceptivos orais combinados ( Foto: Divulgação)

Uma gravidez indesejada pode desestruturar a vida de qualquer pessoa, mesmo que uma criança sempre seja uma benção. Por esta razão é tão importante que se faça uso dos diversos métodos contraceptivos que existem no mercado e sempre com orientação médica e fazendo uso deles corretamente. Hoje viemos falar sobre os métodos contraceptivos orais combinados.

Para quem não sabe os anticoncepcionais orais combinados são as pílulas que possuem baixas doses de progesterona e estrógeno sintéticos e agem impedindo a ovulação. São eficazes desde que tomados diariamente e no mesmo horário. Para que você possa fazer uso destes anticoncepcionais é necessário consultar o seu ginecologista que depois de uma consulta poderá ministrar o melhor para você.

publicidade:

Benefícios dos métodos contraceptivos orais combinados

  • Reduzem a duração e quantidade do ciclo
  • Previnem a anemia por deficiência de ferro.
  • Podem prevenir cistos no ovário
  • Evitam a gravidez
  • Reduzem as cólicas menstruais e as dores que podem ocorrer na ovulação
  • Regulariza o ciclo menstrual
  • Reduzem o aparecimento de pêlos no corpo e rosto
  • Podem auxiliar nos sintomas de sangramento irregular

Claro que muitos destes anticoncepcionais podem acarretar efeitos colaterais e estes sintomas podem desaparecer com o uso contínuo ou em casos de muitos efeitos o médico prescreverá outra marca. Em geral eles causam efeitos suportáveis como aumento de peso discreto, sensibilidade nas mamas, dores de cabeça e náusea e todos estes sintomas devem ser falados com o seu médico.

Como tomar estes anticoncepcionais combinados?

Normalmente eles possuem 21 drágeas em cada cartela e para iniciar devem ser tomados sempre no primeiro dia da menstruação. Você terá que tomar um comprimido ao dia de preferência no mesmo horário e quando a cartela acabar fazer uma pausa de sete dias e no oitavo começar uma nova cartela do remédio. Neste período de intervalo você menstruará e mesmo que não tenha acabado sua menstruação a próxima cartela tem que ser tomada no oitavo dia.

Só faça uso deste método contraceptivo com orientação do seu ginecologista e não se esqueçam do uso do preservativo que evitará as DSTs.

Métodos contraceptivos orais combinados ( Foto: Divulgação)

Métodos contraceptivos orais combinados ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook