Atualizado em: 20 outubro 2011

Menveo®, a nova vacina para meningite

Menveo® é o nome da vacina que será aplicada em maiores de 11 anos e adultos em uma única dose intramuscular.

Meningite é uma séria doença que atinge principalmente as crianças menores de dois anos, mas não são descartadas as chances de atingir um adulto também, afinal, a possibilidade existe. O ideal como qualquer outra doença é que essa seja tratada logo no início, caso contrário o risco de vida é inevitável.

É importante que todas as medidas para prevenção da meningite seja tomada. Para que isso aconteça, a empresa Novartis criou uma nova vacina, ainda recente, fazendo com que a doença seja evitada, salvando a vida de muitas crianças e até mesmo jovens e adultos.

publicidade:

Menveo® é o nome da vacina que será aplicada em maiores de 11 anos e adultos em uma única dose intramuscular. Porém, como a maior gravidade da doença está nos menores de dois anos, a empresa está fazendo testes para a aplicação da vacina nessa faixa etária. Em vários países a droga já está sendo utilizada desde 2010. A vacina não está presente na rede pública e  saúde, podendo ser encontrada apenas em clínicas particulares pelo preço de 170 reais.

A partir de 2010, o SUS (Sistema Único de Saúde) passou a oferecer a vacina de forma gratuita para as crianças. A medida é fruto de acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica britânica GSK (GlaxoSmithKline). O convênio prevê a transferência de tecnologia para a Fiocruz, que, no futuro, assumirá a produção do imunizante.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook