Atualizado em: 11 outubro 2012

Menopausa e Problemas do Coração: Mitos e verdades

Saiba quando usado no início da menopausa, o tratamento à base de hormônios pode reduzir o risco de problemas cardíacos e vasculares ..
Você Sabia?
Que a menopausa designa o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos.

Muitas pessoas pensam que a menopausa só atinge mulheres que passaram dos 50 anos de idade, isso não é verdade, ela pode aparecer entre os 40 e 55 anos de idade, e há diferença de mulher para mulher, algumas a menstruação, em outra ela diminui ou amplia os ciclos menstruais.

Em algumas mulheres a chegada dessa fase da vida trás alguns problemas de saúde como no caso da osteoporose que pode surgir nessa fase, que torna os ossos mais porosos. A sensação de calor também aumenta, pode aparecer tanto durante o dia como durante a noite. Mas outro grande problema que pode aparecer na menopausa é o problema cardíaco.

publicidade:

Informação

Normalmente a pressão arterial aumenta após a menopausa, o estrogênio é um dos protetores dos vasos do coração, o que acontece é que na chegada da menopausa as produções dessas substâncias diminuem fazendo com que as mulheres fiquem mais suscetíveis a doenças no coração.

Além disso, nessa época as mulheres tem uma queda na produção de hormônio e essa falta de hormônio favorece o aumento do colesterol e triglicerídeos, o que pode ocasionar em um entupimento dos vasos sanguíneos ocasionando um infarto.

Dicas de Como controlar a Pressão Arterial

  • – Procure se manter com um peso ideal e saudável
  • -Consuma mais alimentos que sejam saudáveis a seu coração, como os grãos integrais, frutas e legumes.
  • -Reduza o consumo de sódio em seu cardápio
  • -Procure fazer exercícios físicos, pelo menos 20 minutos por dia de exercícios físicos já ajuda.
  • -Evite o consumo de álcool e se você é fumante, pare de fumar.

Vídeo sobre Menopausa e Problemas do Coração

http://www.youtube.com/watch?v=aWz-HoSOBbM

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook