Atualizado em: 19 outubro 2012

Melanina é a responsável pela Cor dos Olhos

Para você que não sabe a Melanina é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos dos mamíferos
Você Sabia?
Que a Melanina é uma denominação genérica de uma classe de compostos poliméricos derivados da tirosina, existente nos reinos Animal, Planta e Protista e cuja principal função é a pigmentação e protecção contra a radiação solar.

Melanina sem duvida a responsável para a cor do olhos.

A cor dos olhos é uma característica bastante interessante e poligênica, sendo determinada através dos diversos tipos de quantidades de pigmentos na íris do olho é possível se ter. E os humanos e animais possuem assim diversas variações de pigmentação, sendo que muitos dizem que ela inclusive é única.

E nos olhos humanos as variações de cores são decorrentes a diversos fatores como por exemplo os eulamelanin que produzem assim melanócitos na íris dando a coloração mais brilhante e definindo as cores dos olhos da pessoa. Já o colorido dos olhos de diversas espécies de aves são determinados por pigmentos diferenciados como por exemplo as pteridinas, purinas, e carotenóides.

publicidade:

Sobre a Melanina

Além disso nos olhos de todas as cores este epitélio contém um pigmento preto e as variações acontecem entre os diferentes tipos de íris que são atribuídos a melanina que fica dentro do estroma da íris. Além disso as densidades celulares dentro do estroma afetam quando a luz é absorvida pelos pigmentos do epitélio.

Cada uma destas alterações formam a cor dos olhos, por exemplo, o azul, são muito mais comuns na Europa Central e do Norte do que no Sul da Europa e nas américas, é possível também se encontrar em lugares da África do Norte, Ásia Ocidental e Sul da Ásia em regiões consideradas setentrionais. É possível se visualizar principalmente em pessoas de origem europeia, onde ¼ da população mundial possuem os olhos azuis.

Cor dos Olhos

Já o castanho é o que a maior parte da população possui, os castanhos claros, escuros ou pretos, sempre presentes em maior extensão, olhos marrons claros são encontrados em pessoas de pele mais morena, descendentes de árabes, entre outros, são considerados dominantes entre os genes porém estudos recentes mostram que isso não é sempre verdade.

As outras cores dos olhos são variações destes tons pendendo dos mais claros para os mais escuros, por isso devem ser analisados caso a caso, tudo dependendo é claro da etnia de origem das pessoas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook