Atualizado em: 12 julho 2011


Como Mastigar Corretamente

Tudo sobre como mastigar corretamente e quais os benefícios que uma mastigação correta promove para o nosso organismo. Saiba todos os detalhes aqui.
Muitas pessoas se preocupam em emagrecer, realizar dietas malucas e extremamente radicais, que podem até afetar a sua saúde. Isso é extremamente preocupante. Muita gente acaba ficando doente por falta de proteínas e nutrientes, quando mal sabem que não é preciso realizar dietas malucas para emagrecer. Primeiro de tudo, a mastigação tem tudo a ver com diversos problemas inclusive com o fato de engordar. Aprenda como mastigar corretamente e veja as mudanças que isso trará para o seu organismo.

Mastigando corretamente

Muitas pessoas costumam se preocupar com a sua alimentação, em comer o alimento que tenha menos carboidrato e o que tenha mais proteína e assim por diante. Mas quase ninguém se preocupa com a maneira com que mastiga os alimentos.

É na boca que se inicia a digestão dos alimentos, principalmente com a liberação de saliva que é gerada pelo ato de mastigar, dando início a esse processo de digestão. Isso acontece, pois na saliva encontramos a enzima ptialina, uma enzima digestiva que tem ação sobre as massas, os cereais, entre outros. Pela presença dessa enzima que há a digestão do alimento desde a boca, facilitando por realizar uma pré-digestão até chegar ao estômago.

Benefícios da mastigação

A mastigação quando feita de modo correto traz grandes benefícios para o nosso organismo. A trituração feita pelos nossos dentes, reduz cada alimento em tamanho bem menores, isso faz com que a ação das enzimas seja maior. Independente do tipo de alimento, a mastigação ajuda no processo digestivo, evitando a má digestão, possíveis azias e até mesmo a sonolência após a refeição, fazendo com que seu dia renda bem mais, sem maiores transtornos.

Grande parte dos transtornos digestivos que afeta muitas pessoas é devido a uma mastigação insuficiente e mal feita. Muitos costumam comer com presa, mastigando pedaços grandes, exigindo assim um maior esforço do estomago para tritura-los e digeri-los. Muitas pessoas sentem aquela queimação ou azia após comer algo, isso ocorre porque o estomago libera mais ácido clorídrico do que o normal, para que possa digerir os alimentos com maior eficácia, causando no desconforto abdominal.

Além desses benefícios, mastigar corretamente estimula o centro da saciedade, ou seja, a pessoa se sente saciada após comer e mastigar muito bem os alimentos, utilizando toda musculatura da boca.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook