Atualizado em: 27 maio 2013

Mastectomia Preventiva

Mastectomia preventiva é um processo onde as mamas são retiradas quando há grande percentual de surgimento de câncer de mama
Você Sabia?
Que a Mastectomia é o nome da cirurgia de remoção completa da mama. É um dos tipos de tratamento cirúrgico para o câncer de mama
angelina_jolie-638204-5192244fc0603

Angelina Jolie declarou que foi submetida a uma dupla mastectomia preventiva

A mastectomia preventiva, que é tão falada na mídia atualmente, nada mais é do que a retirada completa de uma ou duas das mamas como forma para prevenir o câncer de mama.

E este tipo de processo é indicado para as mulheres que contam com muitas chances de ter a doença e possuem os dados genéticos de BRCA1 ou BRCA2. Ambos são ligados ao câncer de mama e também de ovário, bem como também para mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas.

publicidade:

Como Detectar os Genes

Quem tiver interesse em detectar os genes de câncer de mama precisa realizar um exame que é chamado de mapeamento genético, e os resultados deste processo são comparados junto de um histórico familiar da pessoa já que nem todas que contam com este tipo de marcador devem desenvolver a doença. Este tipo de teste não acontece através do SUS e nem mesmo todos os planos de saúde o cobrem.

Sobre o Exame

A cirurgia de mastectomia preventiva previne até mesmo 95% de chances de câncer de mama e não só de tem 100% de chances já que ele poderá acontecer em alguns resquícios de tecidos mamários na parede torácica ou ainda nas regiões da axila, por este motivo é muito importante se realizar exames bem como acompanhamento médico sempre.

Prevenção

A prevenção da doença do câncer de mama poderá ser realizada de várias formas que não necessariamente é a mastectomia preventiva, e são elas:

  • Prática regular de atividade física e
  • Alimentação balanceada.

Procedimentos de Prevenção

  • Auto exame de mamas a partir de 35 anos de idade.
  • Mamografia e também ultrassom mamários anualmente depois de 40 anos de idade.
  • Ressonância magnética nas mamas também a cada dois anos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook