Atualizado em: 7 julho 2011


Causas de Manchas Roxas na Pele - Saiba como Tratar

Saiba o porque que nossa pele apresenta manchas roxas e quando se preocupar ou não quando isso acontece. Tudo sobre manchas roxas e o porque que aparecem.

Muitas vezes aparecemos com lesões ou manchas, com sintomas que não sabemos como aconteceu e não sabemos do que se trata. O aparecimento de manchas espalhadas pelo corpo deve possuir alguma explicação, mas caso você não saiba de onde elas e o porque que elas surgiram, é preciso buscar ajuda.

Manchas

O nosso corpo costuma manifestar qualquer alteração que sofremos através da pele. Qualquer problema que acontece pelo nosso organismo é manifestado de algum modo. Muitas apresentam lesões como sinais de que algo errado está acontecendo com nosso organismo. Normalmente, diversas doenças possuem como sinais o aparecimento de manchas na pele. Cada tipo, dimensão e cor da mancha determina um tipo de lesão específico de um tipo de doença. Pode haver manchas esbranquiçadas, avermelhadas, amareladas e roxas. Cada uma indica uma alteração no organismo ou algumas podem indicar simplesmente o aparecimento de hematomas, como no caso de manchas roxas.

Manchas roxas

O aparecimento de manchas roxas pode indicar que a pele sofreu algum trauma e uma vez lesada, a pele manifesta-se com a formação de um hematoma, que é no caso a mancha roxa. Se por acaso você sofreu alguma pancada, bateu a perna ou a coxa em algum lugar e apareceu uma mancha roxa, não se preocupe. Isso é normal do organismo. Como houve o trauma, a pele e a musculatura respondem a essa maneira devido a agressão.

O aparecimento de manchas roxas também pode ser devido a falta de circulação no local ou decorrente de alguma ferida que ainda está cicatrizando. Se por acaso o aparecimento das manchas não forem acompanhadas de algum trauma sofrido, é bom ficar atento, pois pode indicar alguma doença infecciosa.

Púrpura

Púrpura é o nome dado para essas manchas roxas, que na verdade é o extravasamento de sangue dos vasos capilares que ficam situados na camada mais externa da pele. Como dito anteriormente, as púrpuras podem aparecer por:

  • Batidas de intensidade variável
  • Alteração nas plaquetas
  • Doenças que interferem na coagulação do sangue
  • Alterações Vasculares

Tratamento

O tratamento irá depender da causa do aparecimento dessas púrpuras. Em casos de traumas na pele, com massagens diárias no local e o uso de gelo, podem aliviar e fazer com que o hematoma desapareça mais rápido. O aparecimento por outras causas devem ser investigadas pelo médico e devidamente tratada por um especialista.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook