Atualizado em: 2 agosto 2011

Má Digestão

É horrível quando comemos aquele prato delicioso no almoço e depois começa a aquela má digestão, aquela sensação de peso, azia, entre outras coisas ruins. Ter que voltar a trabalhar ou fazer os serviços com a sensação de desconforto intestinal é péssimo, faz com que ninguém tire proveito do dia e acaba sendo menos proveitoso pela má digestão. Muitos não sabem o porque que isso acontece. Saiba mais sobre a tão chata má digestão.

O que é?

publicidade:

A Má digestão são problemas gastrointestinais que incluem dor no estômago, azia, flatulência, arrotos e sensação de inchaço. O desconforto na região abdominal geralmente é acompanhado de náusea e mal estar, podendo provocar até vômitos.

Quando alguém tem indigestão ou a má digestão, pode ser por diversos motivos, entre eles alguma doença do trato digestivo como úlcera ou refluxo gastroesofágico, mas, em geral, para a maioria das pessoas é o resultado de comer demais, muito rápido, ingerir alimentos gordurosos ou alimentar-se durante situações estressantes. Fumar, beber muito álcool, usar medicamentos que irritam o estômago ou estar muito cansado podem causar má digestão ou piorá-la.

Muitas bactérias vivem em nosso intestino, mas a maioria não causa nenhum mal, pelo contrário, são responsáveis por manter nosso intestino bem e são responsáveis por ajudar na digestão. Quando há algum problema que cause a morte dessa flora intestinal, ocorre a má digestão também.

Dicas de Alimentação

Para evitar a indigestão e a má digestão, é preciso mudar certos hábitos. Confira algumas dicas para evitar a má digestão e melhorar seus hábitos alimentares.

  • Evite comer rápido demais ou não mastigar de modo adequado para evitar má digestão, azia e gases.
  • Evite os alimentos e situações que possam causar indigestão. Comece a perceber todos os alimentos que te fazem mal e evite come-los.
  • Fumantes podem resolver ou melhorar seus problemas de indigestão se pararem de fumar ou, pelo menos, se não fumarem antes da refeição.
  • Evite se exercitar de estômago cheio, pois isso pode causar indigestão.
  • Evite beber líquidos que causam gases como refrigerantes e cerveja. Evite também beber enquanto come, isso também é um fator para a má digestão.
  • Se estiver introduzindo mais fibras na sua dieta, faça isso de forma gradual para evitar a produção de gases.
  • O estresse é um fator que contribui para a má digestão. Vale a pena conhecer o centro especial de estresse.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook