Atualizado em: 17 setembro 2012

Lista de Exames que as mulheres devem fazer

Saiba quais são os principais exames que toda mulher deve fazer e aproveite para saber a importância de cada um deles para a saúde da mulher.
Você Sabia?
Que o exame pode ser feitos pela coleta de sangue de uma veia do braço. Também é possível fazê-lo por meio da coleta de saliva no Brasil, porém, a realização deste tipo de teste não é comum.

Os exames de rotina são essenciais para sabermos se a nossa saúde esta em perfeitas condições

Se cuidar é essencial em todas as idades, e para as mulheres principalmente, adotar uma rotina clínica visitando seu médico uma vez no ano, fazer exames periodicamente ajuda a combater doenças e manter uma boa saúde.

Algumas rotinas já fazem parte da vida de algumas mulheres, mas infelizmente muitas delas não se preocupam tanto com isso e acabam deixando de lado o que há de mais importante, a sua saúde. Sendo assim elaboramos uma lista de exames que as mulheres devem fazer ao decorrer dos anos.

publicidade:

Durante toda a Vida

Logo após a sua primeira menstruação a visita a um ginecologista é fundamenta, as consultas devem acontecer pelo menos 1 vez no ano, mas além disso outros exames são importantes e derotina como glicemis, colesterol, triglicerídeos, creatina, TGO e TGP ( Avaliação da função hepática), Hemogramas e exames de urina deve ser feitos regularmente independente da idade.

Antes da gravidez

Para que você tenha uma gravidez sem risco o ideal é fazer alguns exames antes de começar a planejar um bebe, exames como colesterol, glicemia, todos de rotina devem ser os primeiros a fazer.

Outros exames como histerossalpingografia, histeroscopia são indicados também pelo medico, exames no qual preveem a imunidade do seu organismo contra certas doenças como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose.

Durante a Gravidez

O Pré Natal é de extrema importância, acompanhar o desenvolvimento seu e do bebe ajuda a diminuir riscos de doenças, dentre os exames realizados podemos destacar, hemograma, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, avaliação da função tireoidiana (TSH) e ultrassom transvaginal ou pélvico. As sorologias também devem ser realizadas: sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola e hepatites B e C.

Lista de Exames Femininos

20 AnosAlguns cuidados devem ser tomados antes de se iniciar uma vida sexual, Indicam a vacinação contra infecção HPV e Hepatite B.
Para as mulheres que já mantem relações sexuais o exame Papanicolau deve ser de rotina, Recomenda-se ultrassom pélvico transvaginal e de mamas, colposcopia, vulvoscopia, captura hibrida e exames de sangue.
30 Anos Os exames indispensáveis são colpocitologia oncótica, colposcopia e ultrassonografia devem ser mantidas na rotina.Mamgrafia, densitometria óssea, exame que permite avaliar a presença de osteoporose, a atenção deve ser retomada para problema de tireoide.
40 anos
Os exames a serem feitos são os Mamografia, exames cardiológicos e Hipotireoidismo são os mais importante nessa idade.
50 Anos
Os exames a serem feitos são os de Osteoporose, Cardiológicos, mamografia, Papanicolau, e exames de sangue devem permanecer na lista dos exames de rotina.
60 anos
Os exames continuam os mesmos, porém devem ser feitos com mais frequência, cuidado com a osteoporose e com o coração devem ser dobrados devido à idade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook