Atualizado em: 19 fevereiro 2010

Leucemia Sintomas

O que é?

publicidade:

Em linhas gerais, a Leucemia é um câncer no sangue, mais especificamente nos órgãos que produzem as células brancas do sangue, que tem como principal função combater às infecções. Existem dois tipos de Leucemia: a aguda e a crônica.

– Leucemia aguda: as reproduções das células cancerígenas acontecem de forma rápida, as células não funcionam corretamente;

– Leucemia crônica: as reproduções das células cancerígenas acontecem mais lentamente. As células conseguem manter algumas das suas funções. Apesar de poder acontecer com jovens e adultos, esse tipo de câncer é mais comum em crianças;

Sintomas:

Confira alguns sintomas que são característicos de uma pessoa que tem Leucemia:

– Perda de apetite;

– Emagrecimento não intencional;

– Sensação de gripe douradora;

– Dor nos ossos e articulações;

– Febre;

– Calafrio;

– Hematomas na pele sem ter ocorrido nenhuma espécie de pancada no local, ou um hematoma desproporcional ao trauma;

– Sangramento das gengivas;

-Anemia;

– Fraqueza;

O que pode causar Leucemia?

Diversos fatores podem servir para desenvolver a Leucemia como, pessoas com síndrome de down, com o hábito de fumar, o tratamento de radioterapia e quimioterapia para combater outros tumores, exposição a produtos químicos – benzeno -, histórico familiar.

Diagnóstico:

Por se tratar de uma doença muito complexa, vários exames são feitos na tentativa de diagnosticar a Leucemia, como tomografia, raio-x, análise sanguínea, análise do baço e do fígado e até uma biopsia da medula óssea.

Tratamento:

Assim como os diagnósticos de câncer em geral, o tratamento da Leucemia, independente do estágio em que se encontra, necessitará de quimioterapia para destruiu as células malignas. Entretanto, dependendo do quadro do paciente, outras formas de tratamento poderão ser aplicadas junto com a quimioterapia, como a radioterapia ou o transplante da medula óssea.

Vale lembrar que esta matéria tem apenas o intuito de informar sobre a doença. Um médico deverá ser sempre ser consultado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook